Visita técnica leva alunos de Logística do ITB ao pátio do Metrô de SP
02/06/2017 - 09h47

Estudos do meio e visitas técnicas são recursos importantes para aprofundar o aprendizado, aliando a teoria da sala de aula à prática das profissões. Nas unidades do Instituto Técnico de Barueri (ITB), mantidas pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB), essas atividades são bastante comuns.

Um bom exemplo disso foi a visita técnica organizada pelo ITB Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi, do Pq. Imperial, que ocorreu no dia 23 de maio de 2017 e levou os alunos do curso de Logística para conhecerem a rotina de trabalho no pátio de manutenção do Metrô de São Paulo.

A visita, destinada apenas a escolas técnicas, universidades e empresas, durou três horas. Lá, os estudantes puderam conversar com Adilson Bueno, da gerência logística do Metrô, que os conduziu às instalações e respondeu às dúvidas sobre a operacionalização do sistema de transporte sobre trilhos e suas principais vantagens.

“A visita foi muito produtiva, saímos de sala de aula para conhecer a prática logística dentro da rede metroviária da maior metrópole do País e percebemos a importância da logística e suas funcionalidades, como a automação”, ressalta a aluna Gabriela Batista Martins.

O Coordenador do curso, Prof. Luiz Fernando Rodrigues da Silva, fala da importância desse tipo de atividade para o aprimoramento dos estudantes. “A visita proporciona uma oportunidade ímpar para a evolução da formação dos discentes, trazendo para a realidade destes jovens a grandiosidade do desempenho do Metrô paulistano e, além do contexto logístico, eles puderam compreender como os transportes atuam como forte indutor das modificações no contexto urbano”, destaca.

Acompanharam os alunos o professor José Silva e a técnica Vânia Ferreira.