Unidade Jardim Paulista debate o racismo em Semana Cultural
02/07/2018 - 16h34

Evento reúne organização de debates, exibição de filmes, videoclipes, seriados, além de apresentações culturais entre os dias 3 e 5 deste mês

20180702_semanaculturalpaulista_site

O preconceito e o racismo na sociedade contemporânea foi o tema escolhido para a Semana Cultural que ocorre entre terça (03) e quinta-feira (05), na unidade Jardim Paulista da FIEB. As atividades acontecem nos períodos da manhã e tarde e contarão com debates, mesas redondas, exibição de filmes, videoclipes, seriados, além de apresentações culturais. 

As ações são organizadas por grupos do terceiro ano dos cursos de Administração, Recursos Humanos, Rede de Computadores e Secretariado que ficaram responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento do tema. As mesas redondas abordam os tópicos como: cotas raciais, xenofobia, racismo cotidiano, periferização étnica/racial, população carcerária, racismo reverso, representação política e o papel do negro na mídia. 

Entre os filmes que serão exibidos aos presentes, compõem a lista: Cara Gente Branca (EUA – 2014), Mãos Talentosas (EUA – 2009), Estrelas Além do Tempo (EUA – 2017), O Grande Desafio (EUA – 2007), A Outra História Americana (EUA – 1999), Fruitvale Station - A Última Parada (EUA – 2013), 13ª Emenda (EUA – 2016) e Olhos Azuis (BRA – 2010). 

Também estão programados debates a respeito do universo musical, como é o caso da apresentação do clipe “Menina Mulher Da Pele Preta”, de 2001, do grupo Forróçacana e da exibição de entrevista com o rapper norte-americano Eminem. Também estão programados episódios da série humorística “Todo Mundo Odeia o Chris”, além da amostra de exemplos para comparação dos animes Naruto e Dragon Ball. Por fim, estão agendadas outras apresentações culturais com danças, e discussões sobre o Teatro do Oprimido.