Unidade do Engenho Novo promove o II Workshop de Resistência Bacteriana
11/04/2018 - 09h07

A ação pedagógica visa alertar aos alunos dos cursos de Análises Clínicas, Enfermagem e Farmácia sobre a necessidade da lavagem das mãos e o impacto da transmissão de doenças

20180411_workshop_site

Para reforçar a conscientização a respeito do Dia Mundial de Higiene das Mãos, celebrado em 5 de maio, a unidade FIEB – ITB Profª Maria Sylvia Chaluppe Mello, no bairro do Engenho Novo, promove a II Workshop de Resistência Bacteriana. A ação pedagógica visa alertar aos alunos sobre a necessidade da lavagem das mãos e o impacto da transmissão de doenças causadas por microrganismos multirresistentes aos antibióticos.

Estão programadas três palestras com duração aproximada de uma hora de duração entre os dias 24 de abril a 03 de maio sobre as bactérias sua resistência, medidas profiláticas no hospital pelos profissionais e o uso racional de antibióticos. A ação é voltada para alunos do 2º e 3º módulos dos cursos de Análises Clínicas e Farmácia e estudantes do 1º e 2º módulos do curso de Enfermagem, o que soma aproximadamente 170 participantes.

No dia 24 de abril, será abordada a coleta de amostras das mãos e ambiente pelos alunos do curso de Enfermagem do 1º módulo. Em 1º de maio ocorre a análise e liberação de resultados das culturas bacterianas pelos alunos do curso de Análises Clínicas do 3º módulo. As duas atividades acontecem no Laboratório de Análises Clinicas. Por fim, no dia 3 ocorre a palestra sobre Resistência Bacteriana e seu impacto para o paciente, a ser realizada no auditório da unidade.

De acordo com a direção da unidade, a aula prática faz parte de uma integração entre os cursos técnicos de Análises Clínicas, Enfermagem e Farmácia. Os alunos de Enfermagem serão responsáveis pela coleta do material e os de Análises clínicas a incubação, avaliação e interpretação dos resultados e os alunos de Farmácia produzirão álcool para que seja avaliada a microbiologia das mãos dos alunos antes e depois da utilização da substância.

Todos os alunos terão acesso aos resultados do workshop e receberão um certificado de participação. Os encarregados pelo projeto são os professores Carolina de Queiroz P. Oliveira (Análises Clínicas), Olivia Beloto da Silva (Enfermagem), José Francisco Correia Junior e Lucia Fernanda (Farmácia).