Um TCC diferente de tudo que você já viu
12/07/2017 - 12h37

Alunas do curso de publicidade esbanjam criatividade em apresentação de trabalho.

A temida entrega do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) costuma ser emocionalmente difícil para os estudantes, que têm que lidar com a pressão de produzir um trabalho tão extenso e passar pela avaliação criteriosa dos professores. Neste estágio da formação acadêmica, é normal ter crises de estresse, desde a definição do tema que será abordado até o produto final. Agora imagine um TCC sendo desenvolvido pela, Supergirl, Aquaman, Hermione, Cinderela, Riri Williams e Sakura, - parece brincadeira mas não é, a originalidade trouxe leveza para o momento que seria de tensão e o resultado não poderia ser melhor.

Para terminar o curso de Publicidade do ITB Mutinga, no fim de 2016, as alunas Gabriely Pimentel, Bruna Cassemiro, Camila Gonçalves, Elaine Lima, Gabrielle Caroline e Marina Silva Ramos ousaram e decidiram trabalhar com um tema que todas são apaixonadas: Cultura Pop. Como proposta do curso era preciso criar uma agência para atender um cliente e desenvolver toda a campanha publicitária partindo do atendimento, planejamento e criação de das peças da campanha. Foi aí que elas pensaram no Omelete, um dos maiores portais de cultura pop do Brasil e um dos responsáveis pela Comic Con Experience (também conhecida como CCXP). Que é o maior evento brasileiro de cultura pop e anualmente traz as novidades desse universo como: jogos, músicas, séries, quadrinhos, filmes e televisão. “Queríamos mostrar que é possível fazer algo complicado, como um TCC, com um tema que se ama, essa é a melhor parte, se desafiar e se superar”, conta Gabriely.

O grande objetivo do trabalho era mostrar um pouco da cultura pop de uma forma criativa, principalmente para aqueles que não conheciam o tema, falando a importância e valores, como empatia, inclusão e igualdade. Por esse motivo elas focaram bastante nos cosplayers, que são a essência da Comic Con. Anualmente durante a feira os participantes vão caracterizados de algum personagem representante desse universo, inspirados nessa tradição. As jovens criaram toda a campanha do evento e como parte do trabalho, também produziram um comercial com o tema “Os heróis são, antes de tudo, pessoas comuns”, mostrando a transformação de uma cosplayer.

O resultado foi sensacional, além da aprovação dos professores, as estudantes conquistaram o reconhecimento dos demais alunos da Fundação e do próprio Omelete, que ao saber do tema fez uma matéria exclusiva para divulgar no portal. “Foi incrível porque percebemos que quando algo é feito com muita dedicação e amor, acaba resultando em muito mais do que uma nota, sentimos que a nossa missão foi cumprida” finaliza Gabriely.