UAB – Polo Barueri realiza aula inaugural de Especialização em Ensino de Ciências da UTFPR
12/04/2017 - 15h39

Coordenador do curso veio do Paraná para receber os novos alunos, passar todas as instruções e regulamentos e realizar o treinamento junto à plataforma de aprendizagem

 Aconteceu no sábado, 8 de abril de 2017, a aula inaugural do curso de Especialização em Ensino de Ciências, promovido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Barueri. O curso é ministrado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na modalidade à distância (EAD).

A aula inaugural foi ministrada pelo Prof. Ismael Laurindo Costa Junior, Coordenador do curso e docente de Química na UTFPR - câmpus Medianeira. Ele veio instruir os alunos com relação ao seu funcionamento, informar os regulamentos didático pedagógicos e, ao final, realizar o treinamento junto à plataforma de aprendizagem, o ambiente Moodle.

Também compareceram para recepcionar os novos alunos o Superintendente da FIEB, Luiz Antonio Ribeiro, a Diretora de Gestão das Unidades, Cláudia Zanelato, a Diretora de Desenvolvimento Educacional e Institucional, Hely Ap. Zavattaro, o Coordenador do Ensino Superior da FIEB, Edson César Stivalli, e os diretores da Escola Maria Theodora, Patrícia Karin de Almeida Rodrigues e Daniel Santos Foger.

Todos deram as boas-vindas aos alunos e agradeceram pela presença do Prof. Ismael. Em sua fala, o Superintendente Luiz Antonio pediu que usem bem o espaço disponibilizado pela FIEB, através do polo da UAB, bem como tudo o que o curso oferece. “É uma alegria para nós termos vocês aqui, espero que aproveitem bem porque os cursos que nós estamos trazendo, sob a coordenação do professor Edson, são cursos de excelência, que certamente trarão orgulho a vocês e agregarão valores para prepara-los para as áreas afins”, disse.

Mais acessibilidade

Em entrevista à FIEB, professor Ismael explicou que esse curso é ofertado desde 2007 em EAD por meio de 32 polos brasileiros. Em Barueri, no entanto, é a primeira vez que é oferecido um curso da UTFPR.

“O curso tem em torno de um ano e quatro meses a um ano e seis meses. Ao final desse processo o aluno recebe o título de especialista em Ensino de Ciências. É um curso mais focado para professores em exercício e em aspiração para atuar nessa área da docência das ciências químicas, físicas e biológicas em geral”, esclarece.

Ele também falou sobre o papel da UAB, através do financiamento da Capes, de democratizar e dar mais acessibilidade a alunos de diversas regiões brasileiras na questão da modalidade dos cursos. “A UAB tem essa perspectiva no cenário nacional de um sistema que possibilita a democratização e o acesso à educação superior. Ela tem por finalidade atuar nos eixos de aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação, e essa parceria entre poder público municipal, universidades e a Capes torna possível uma articulação em que a gente se desloque da sede onde a universidade se encontra para atender outros públicos em diferentes regiões”, destaca.

Para tanto, é preciso dispor de uma infraestrutura mínima para que o curso mantenha a qualidade. Nesse sentido, Ismael elogiou bastante o polo de Barueri. “O polo de Barueri é perfeito, é ótimo, está em ótimas condições. Ele foi recentemente liberado pela Capes, inclusive, o nosso coordenador geral, prof. César Cardoso, é quem fez a avaliação, e está de parabéns, tem ótima infraestrutura, tenho certeza que isso é fundamental para o andamento dos trabalhos”, ressalta.

O curso

A Especialização em Ensino de Ciências é um curso de pós-graduação lato sensu oferecido e ministrado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na modalidade EAD. A parceria com a UAB – Polo Barueri tornou possível a oferta do curso nessa região. Ele é totalmente gratuito aos selecionados.

Seu objetivo é capacitar professores das áreas de ciências que atuam ou pretendem atuar no ensino fundamental, médio ou superior. Ele tem duração de, no máximo, 18 meses e é composto por 12 disciplinas, divididas em módulos.

O curso é à distância, mas haverá encontros presenciais ao final de cada módulo para aplicação da avaliação e realização de videoconferências. Esses encontros acontecem aos sábados.