Roteiro dos Bandeirantes é foco de estudos de alunos do Engenho Novo
20/06/2018 - 11h24

Grupo passou por cidades como Santana de Parnaíba, Itu e Salto. Além da Roteiro dos Bandeirantes, estudantes também fizeram visitas à cidade de Paranapiacaba

20180620_roteiro_site

Alunos da unidade Maria Sylvia Chaluppe Mello da FIEB – ITB, no Engenho Novo, participaram nas últimas semanas de estudos de meio. Enquanto estudantes do 2º ano visitaram a cidade de Paranapiacaba entre 05 e 06 de junho, grupos do 1º ano realizaram uma trajetória em municípios que compõem o Roteiro dos Bandeirantes nos dias 07 e 08 de junho, passando por Santana de Parnaíba, Itu e Salto, onde puderam prestigiar os vários aspectos de nossa história regional.

Essas atividades de campo proporcionam maior conhecimento acerca dos diversos aspectos que permeiam a região visitada. Desde a valorização do patrimônio histórico, como é o caso dos municípios citados, como também os problemas decorrentes do fato desses locais estarem inseridos no contexto metropolitano de São Paulo. Esses problemas abordam o desmatamento da Mata Atlântica na região de Paranapiacaba para recebimentos de containers do Porto de Santos, os transtornos decorrentes da poluição do Rio Tietê que, ao longo dos anos, vem alcançando quilômetros de distância sobre seu leito, entre outros.

Segundo o professor Fernando Custódio, gestor pedagógico da unidade Engenho Novo, esse tipo de ação é positivo porque os estudantes podem constatar muitos conhecimentos que, teoricamente viram em sala de aula. “Alguns veem, nessa atividade, um leque de possibilidades para ingressar num curso superior”, avalia.