Rádio anima os intervalos de sexta-feira no ITB Engenho
03/03/2017 - 16h48

Projeto promove integração entre todas as turmas por meio da música e da interação uma vez por semana

O sinal para o intervalo toca e, de repente, a música invade o espaço escolar. Não demora muito até que o som ganhe força com o coro entoado pelos adolescentes, que sabem todas as músicas de cor.

É assim todas as sextas-feiras durante os intervalos das turmas da manhã e da tarde no ITB Profª. Maria Sylvia Chaluppe Mello, do Engenho Novo, mantido pela FIEB.

A rádio, como eles chamam, começou em setembro de 2016 e foi uma iniciativa do Grêmio Estudantil que, em conformidade com a escola, toca músicas e transmite recados e informações durante os 20 minutos de descanso dos estudantes.

A ideia foi do aluno do 2º ano de Informática para Internet Ítallo de Araújo Vieira, membro do Grêmio. “No começo do ano passado eu entrei aqui na escola e percebi que faltava alguma coisa no intervalo, aí tive essa ideia de colocar música. Tentei montar algo que juntasse a escola e esse entretenimento, então pensei numa rádio, porque assim conseguiria interagir com os alunos, passaria mensagens da escola, recados, avisos e tudo o mais”, detalha Ítallo.

Descontração e leveza à rotina

O projeto deu mais do que certo: a rádio faz a alegria dos jovens. “Acho bacana, interage com o pessoal, fica uma coisa mais descontraída, as pessoas gostam, se divertem, cantam, dançam”, diz João Emanuel Lima dos Santos, aluno do 3º ano de Química.

E engana-se quem pensa que o barulho possa suscitar algum tipo de desordem. Os intervalos transcorrem na maior tranquilidade. Os mais desinibidos dançam, outros tantos cantam, mas o clima de tranquilidade é o que dá o tom.

Deve ser porque, como bem destacou a aluna Maria Carolina Ferreira Winter, também do 3º ano de Química, esse clima proporcionado pela rádio ajuda a dar leveza à rotina escolar, que é pesada. “Eu gosto pela descontração mesmo, pra ficar um momento mais leve no intervalo e acaba que a gente descontrai bastante aqui com o pessoal”.

Remédio contra timidez

Ítallo conta que até pessoas tímidas já estão se soltando mais com a rádio. “Tem muita gente que antes era tímida e hoje já até dança aqui, vai lá e se solta porque vê outras pessoas dançando, interagindo e quer interagir também”, comemora.

A rádio do ITB Engenho toca as músicas da atualidade pedidas pelos jovens, desde que não sejam de cunho vulgar. Além disso, a programação conta com o “Baú das antigas”, um bloco em que só tocam músicas animadas que fizeram sucesso no passado. Os responsáveis pelo projeto estão estudando junto à direção escolar oferecer o entretenimento mais um dia da semana. Uma coisa é certa: os alunos não iriam achar nada ruim.