Projeto “Horta Urbana” ensina alunos do 2º ano como plantar
26/06/2018 - 15h03

Ação é nova parceria entre FIEB e TCS-Brasil e está voltada para alunos 2º ano do ensino fundamental. O objetivo também é apresentar formas de vida sustentável e preservação ambiental

20180626_horta_site

Em nova etapa do projeto “Horta Urbana”, alunos do 2º ano do ensino fundamental da unidade Maria Theodora, em Alphaville, tiveram a oportunidade de colocar em prática todos os cuidados com o meio ambiente e com a alimentação aprendidos em sala de aula. Sob supervisão dos professores e dos associados da TCS, as crianças tiveram contato com a terra e ajudaram na plantação de cerca de 90 mudas de hortaliças e legumes.

A iniciativa é parceria com a Tata Consultancy Services (TCS – Brasil), que leva alguns de seus representantes na unidade para aplicação do projeto. O primeiro passo ocorreu em 23 de abril, com a palestra “Alimentação Saudável”. Nela, os professores destacaram a importância da horta e de preservar o meio ambiente. Para eles, esse deve ser um dos primeiros itens da lista de prioridades quando pensamos em vida saudável e sustentabilidade.

Por meio de um concurso realizado com os alunos participantes, o nome do projeto foi batizado de “Super-Horta da FIEB”. O objetivo foi ensinar a importância de ter uma alimentação rica em vegetais e vitaminas e, além disso, também mostrar que é possível cuidar da saúde preservando o meio ambiente, pois os estudantes tiveram lições básicas sobre como criar uma horta em suas casas.

Sendo assim, a “Super-Horta da FIEB” promove o desenvolvimento das habilidades requeridas no processo de educação ambiental, fazendo com que as crianças tenham mais consciência sobre a qualidade da sua alimentação, hábitos mais sustentáveis e percebam a importância da integração com a natureza.

Fases do projeto
O projeto inicial foi dividido em três fases. No primeiro, é apresentada aos alunos a intenção da escola em construir uma horta e como eles poderão escolher participar da atividade. Já no segundo estágio, inicia-se a escolha do formato da horta construída que pode ser em algum espaço de terra ociosa na escola ou em espaços com canos ou garrafas pets. Por fim, a terceira e última fase, começa a escolha de quais hortaliças e legumes serão plantados na horta.

Todas as ações propostas serão analisadas ao final de cada fase para garantir que o processo seja contínuo e de qualidade. Os envolvidos serão responsáveis em verificar o andamento do trabalho e propor mudanças quando for necessário.

Sobre a Tata Consultancy Services Ltda.
A Tata Consultancy Services é uma organização de serviços de TI, consultoria e soluções de negócios que fornece resultados reais aos negócios globais, garantindo um nível de qualidade que nenhuma outra empresa pode ser compatível. A TCS oferece um portfólio integrado de consultoria de TI, BPS, infraestrutura, engenharia e serviços de garantia. Isso é fornecido por meio do seu exclusivo Global Network Delivery Model, reconhecido como a referência de excelência em desenvolvimento de software. Uma parte do Grupo Tata, o maior conglomerado industrial da Índia, a TCS tem mais de 385.000 dos consultores mais bem treinados do mundo em 46 países. A empresa gerou receitas consolidadas de US $ 17,58 bilhões para o ano encerrado em 31 de março de 2017 e está listada na BSE Limited e na National Stock Exchange of India Limited.

Parceria que rende frutos
Em 2017, a Tata Consultancy Services e a FIEB firmaram sua primeira parceria. A iniciativa proporcionou o programa Go IT, que visou capacitar os estudantes para atuarem nas diversas áreas do mercado de Tecnologia da Informação, além de trazer a empresa para dentro da escola. A FIEB é a primeira instituição de Educação Básica e Técnica de nível médio a realizar essa parceria com a TCS, do Grupo Tata, considerado o maior conglomerado empresarial privado da Índia.