Professoras da FIEB – ITB debatem sobre violência contra a mulher em congresso
06/06/2018 - 11h36

Assunto foi abordado durante 10º Congresso ICLOC. Professoras da unidade do Jardim Mutinga salientam a necessidade de explanar sobre o tema em sala de aula

20180606_congresso_site

As formas de violências cometidas contra as mulheres foi uma das abordagens do “10º Congresso ICLOC - Práticas na Sala de Aula”, realizado em 26 de maio no Colégio Presbiteriano Mackenzie. O evento contou com professoras da FIEB – ITB Márcia Rodrigues e Rosangela Marland, integrantes do quadro docente da unidade Prof. Hercules Alves de Oliveira, do Jardim Mutinga. 

Organizado pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC), o evento contou com mais de 1.000 trabalhos inscritos que foram apresentados por aproximadamente 1.700 educadores. Entre os tópicos abordados sobre o assunto estavam: discursos em torno da construção da natureza feminina, relação de gênero e mídia, representações sociais construídas pela publicidade em torno das mulheres as mulheres negras e mulatas, e das migrantes nas mídias, nas artes plásticas e literatura, mercado de trabalho e a desigualdade de gênero.

A proposta foi apresentada em novembro do ano passado com a participação de alunos dos cursos integrados em Administração, Design de Interiores e Publicidade com a orientação do corpo docente. Também foram discutidas a relevância do protagonismo juvenil na positivação e valorização das mulheres, principalmente por meio das redes sociais. 

Para a professora Márcia, o objetivo do trabalho foi refletir sobre as diversas formas de violências cometidas contra as mulheres e debater a respeito da necessidade de combater práticas que violam a integridade das mesmas. Já a professora Rosangela avalia que a exposição desses temas para a sala de aula ajuda os alunos a terem uma visão mais crítica em torno das problemáticas de nossa sociedade. 

 Clique aqui para conferir mais sobre o 10º Congresso ICLOC