PROERD entrega certificados para 90 alunos da unidade Dagmar
23/11/2017 - 11h52

Programa de combate às drogas e violência é aplicado em escolas da rede de ensino de Barueri. Na unidade Dagmar da FIEB, foi a vez de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental concluírem o curso

Foi com muita emoção que alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) receberam seus certificados de conclusão do curso. A cerimônia ocorreu na noite de segunda-feira, 22 de novembro, no Centro de Eventos de Barueri, e abrangeu os 90 alunos formandos da unidade Dagmar da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB).

No local, cerca de 400 participantes prestigiaram o evento. Representando o superintendente da FIEB Luiz Antonio Ribeiro, a diretora de gestão da entidade, Cláudia Regina Zanelato, agradeceu pelo empenho de todos os envolvidos no projeto. “Por meio dessa parceria, conseguimos trazer valores essenciais nos dias de hoje com esse trabalho”, afirmou em seu pronunciamento. Em uso da palavra, a capitã Sandra Aparecida Santos, comandante da 5ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano em Barueri, destacou que a função dos pais será fundamental após a realização do programa. “Não somos super-heróis, mas fazemos o programa para auxiliar os filhos de vocês. Os verdadeiros heróis são vocês, pais, que terão que dar continuidade com esse trabalho. Aos alunos, não deixem seus sonhos acabarem, vocês podem ser o que quiserem”, incentivou.

Na oportunidade, a mascote da PROERD, o leão Daren, agitou as crianças com a dança coreografada e da música tema do programa. Alguns dos alunos selecionados também tiveram a chance de apresentar suas redações sobre a experiência com o curso. Todos enfatizaram a necessidade de receber orientações. “Sempre vou levar os ensinamentos e as escolhas certas”, comentou uma das alunas. No final da cerimônia, a direção da FIEB fez uma homenagem aos professores e policiais participantes com entrega de flores.

Inspirado no programa norte-americano “Drug Abuse Resistence Education” (DARE) criado na década de 80, o PROERD é uma iniciativa de caráter social-preventivo na qual policiais militares voluntários devidamente treinados aplicam um curso de prevenção às drogas e a violência em sala de aula com material próprio.