Premiação da 5ª OBFEP: FIEB tem 5 alunos premiados
22/06/2017 - 16h10

No dia 12/06, ocorreu a cerimônia de premiação da 5ª edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), no auditório Abraão de Moraes, do Instituto de Física da USP.

Todos os alunos de Barueri que conquistaram medalhas são da FIEB. Duas de prata e três de bronze compõem o quadro de honrarias dos nossos alunos.

Samuel dos Santos Amancio, do ITB Brasilio Flores de Azevedo, e Gabriel Boaventura Scholl, da EEFMT Profª Maria Theodora Pedreira de Freitas, conquistaram medalhas de prata. Já as medalhas de bronze, foram para Daniel Maringelli Pasqui, do ITB Profª. Maria Sylvia Chaluppe Mello, Diogo Lacerda Mangueira, do ITB Prof. Moacyr Domingos Sávio Veronezi, e Thales Campos Vilela, do ITB Prof. Munir José.

A 1ª fase da OBFEP foi aplicada em agosto de 2016; a 2ª fase, em novembro. A Olimpíada é destinada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio de todo o Brasil.

Para a Diretora Pedagógica do ITB do Engenho Novo, Priscila Thomaz Cabral, a participação dos alunos nessas olimpíadas é uma grande conquista, “todos os anos estimulamos os alunos a participarem de competições meritocráticas, principalmente as Olimpíadas de conhecimentos, estamos seguros em desenvolver um trabalho que promove uma educação humanitária e cidadã e entendemos que o mundo valoriza e espera por estas ações na escola”.

Para Gabriel Scholl, aluno da 3ª série do Ensino Médio na Maria Theodora e medalhista de prata nesta edição, participar das olimpíadas do conhecimento é importante para testar seu nível de preparo nas áreas relacionadas, além de ser um importante reforço para o vestibular. “Muitas vezes a gente faz a olimpíada para testar nosso nível e quando vem uma medalha dessas fica muito contente”, declara.

“Se você estuda o que tem na grade curricular mesmo, você consegue passar. Claro que se preparar, se estudar, a chance de ir bem é sempre maior”, aconselha o medalhista.

Gabriel sabe o que diz, já que coleciona medalhas dessas competições científicas. Ganhou ouro e prata na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) do ano passado, nas modalidades estadual e nacional; além disso, também acumula duas de ouro e duas de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), além de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Sobre a OBFEP

A OBFEP é um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua aplicação, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq. A Olimpíada teve início em 2010, mas só a partir de 2012 passou a contemplar todo o território nacional.