Prefeito Furlan e FIEB assinam parceria com Grupo Tata
19/06/2017 - 17h00

Cursos de capacitação e oferta de vagas de estágio são algumas das vantagens trazidas pela parceria

Um dos pontos altos da nova gestão da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) se concretizou com  a assinatura formal do acordo de parceria da FIEB com a Tata Consultancy Services (TCS - Brasil), do Grupo Tata: o maior conglomerado empresarial privado da Índia.

O momento é tão significativo, tamanha a importância da parceria para os alunos da Fundação, que a assinatura foi feita pessoalmente pelo Prefeito Rubens Furlan em seu gabinete na presença do Superintendente da FIEB, Luiz Antonio Ribeiro, sua equipe e dos executivos da Tata.

Da TCS compareceram o CEO da América Latina, Marcelo Wurmann, que veio do Chile para a celebração do acordo, o Diretor nacional, Tushar Parikh, o Diretor de RH Brasil, Parameswaran Ramani, a Gerente Geral de RH, Elisa Cavalcante, e o Gerente de Projetos, Alexandre Augusto.

Da FIEB, acompanharam a formalização da parceria a Diretora de Gestão das Unidades de Ensino, Claudia Zanelato, o Diretor de Parcerias e Convênios, Lucas Domingues, o Diretor de Comunicação, Ricardo Albuquerque, o Assessor de Segurança, Sidney Campos, e o Controlador, Thiago Muniz.

O acordo garante, através do programa de voluntariado da TCS, contribuir para a formação dos alunos da FIEB e facilitar sua inserção no mercado de trabalho,  “abrir novos horizontes para esses jovens profissionais e respectiva comunidade”, conforme especifica o documento. A TCS é uma das empresas do Grupo Tata com foco em serviços de tecnologia e essa parceria visa aprimorar estudantes para atuação nessa área.

Educação diferenciada

Durante o encontro, o Prefeito Furlan ressaltou por diversas vezes a importância dessa parceria para se fazer cumprir seus planos de oferecer a melhor educação aos jovens de Barueri e região.

“Eu acho que a equipe do Luiz está muito determinada em fazer uma escola diferenciada, de ponta, aqui em Barueri. Vamos fazer algo de forma que a gente possa prestar um serviço para a educação técnica de excelência e a parceria de vocês é muito importante para nós”, afirmou Furlan, que emendou: “gosto desse projeto e acho que, mais do que um benefício imediato, é uma motivação para os alunos, para que tenham mais vontade, sejam mais determinados e eu acho que isso vai transformar nossos alunos em profissionais competitivos. Obrigado pela parceria e nós vamos estreitando cada vez mais”.

Para o Superintendente Luiz Antonio, a celebração desse acordo é motivo de orgulho e alegria, pois representa algo grande que, em poucos meses de gestão, já se torna concreto e prova o quanto ele e sua equipe têm trabalhado para elevar o nível da educação oferecida pela FIEB, além de abrir as portas do mercado de trabalho aos seus estudantes. “Contar com a força e o know how de um grupo tão forte quanto o Tata é essencial para que os nossos objetivos se concretizem, e é só o começo, pois temos planos bastante ambiciosos para a FIEB, o céu é o limite, queremos trazer tudo o que há de melhor aos nossos alunos”, enfatiza.

Essa preocupação também foi destacada pelo CEO da Tata, Marcelo Wurmann, durante a reunião. “Para nós é muito importante investirmos nesses jovens talentos desde pequenos. Estamos cumprindo algo muito importante entre o capital humano e o desenvolvimento intelectual e tecnológico”, declarou.

Um projeto grandioso

Na reunião, as apresentações iniciais foram feitas pelo Diretor de Parcerias e Convênios da FIEB, Lucas Domingues, que realizou o primeiro contato com o Grupo Tata. Ele apresentou a FIEB em números aos executivos da transnacional e ressaltou o quanto a proposta deles tem a ver com essa nova FIEB.

“Uma das atribuições da Diretoria de Parcerias e Convênios é, justamente, tentar promover essa comunicação com o mercado local, visando a empregabilidade, a inovação. Essa parceria veio somar aos nossos esforços. A Tata tem uma cultura voltada ao social, que já é algo muito importante pra nós, e tem tudo a ver com aquilo que a gente busca pra Fundação. Temos certeza que teremos bons resultados daí também”, disse.

Já a Gerente de RH da Tata, Elisa, apresentou a empresa no mundo e os projetos educacionais que realizam e que serão desenvolvidos na FIEB. Ela também falou sobre o espírito de voluntariado da empresa, que regem cada uma dessas iniciativas. “A TCS tem como primazia, realmente, investir nos jovens talentos, é como a gente cresce, oxigenando a base da organização com esses talentos. A nossa intenção é não só formar como contratar”, afirmou.

Com relação aos projetos, ela destacou o GoiT, já em curso nos Institutos Técnicos de Barueri (ITBs), desde o dia 17 de maio, e os outros que virão, como o Girls in Tech, Hour of Code, Enable e Hackthon.

“São vários projetos globais que têm como objetivo principal a formação de jovens, não só no Brasil, é no mundo inteiro. A parceria, especificamente, que estamos formando com vocês pretende contribuir para a formação desses alunos, acesso ao mercado de trabalho com foco na área de tecnologia e realmente ajuda-los a construir uma carreira nessa área, dentro ou fora da TCS”, explicou Elisa.

A FIEB é a primeira instituição de Educação Básica e Técnica de nível médio a realizar essa parceria com a TCS, que, normalmente, atua junto ao ensino superior.