Participantes do programa Go IT recebem certificados na unidade Belval
21/12/2017 - 12h47

Atividade é resultado de parceria entre FIEB e a TCS. Objetivo foi capacitar estudantes e estimular o desenvolvimento de projetos no mercado de Tecnologia da Informação

Fruto de parceria firmada entre a Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) com a Tata Consultancy Services (TCS – Brasil), 370 alunos receberão seus certificados pela participação no programa Go IT. A iniciativa visou capacitar jovens estudantes para atuarem nas diversas áreas do mercado de Tecnologia da Informação e trazer a empresa para dentro da escola. A cerimônia está marcada para próxima sexta-feira, 22 de dezembro, às 9h, na unidade do Jardim Belval. A cada semana um profissional da TCS realizou palestras com detalhes do funcionamento de áreas especificas dentro de uma empresa. Eles também demonstraram as tendências em TI e as habilidades necessárias para se tornar um profissional capacitado em determinados segmentos de atuação. Desde sua implantação, o programa contou com duas edições. A primeira edição abrangeu de 17 de maio deste ano até 06 de setembro. A segunda ocorreu em 18 de outubro e perdurou até 13 de dezembro.

O público alvo é para jovens cursando a 2ª e a 3ª série do Ensino Médio ou Técnico. No primeiro momento, os alunos foram selecionados conforme o desempenho escolar. Outro foco da parceria foi complementar a formação e também capacitar os estudantes a participarem de processos de seleção para contratação como jovens aprendizes e estagiários. Dividido em 13 módulos, a cada workshop interativo os alunos tiveram seus empenhos avaliados.

Outro módulo do Go IT foi o “Girls in Tech”, programa motivacional voltado exclusivamente para mulheres interessadas por tecnologia. Com cerca de 60 participantes, a atividade realizada em 14 de setembro contou com roda de debates com especialistas na área abordando o papel da mulher no mercado de trabalho e de TI.

Com foco na parte prática, o programa também disponibilizou “Hackathon”. Nele, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolverem seus próprios aplicativos nas instalações da TCS, com direito a premiação da melhor ferramenta. Esse módulo foi acessível somente para participantes do Go IT ou do Girls in Tech. O Hackathon foi realizado entre 15 e 21 de dezembro.

Sobre a TCS A Tata Consultancy Services (TCS) é uma empresa de Serviços de TI, consultoria e soluções corporativas que oferece resultados reais para negócios globais. Parte do grupo Tata, a companhia conta com mais de 200 escritórios distribuídos em 45 países e mais de 360 mil colaboradores.