Parcerias com SEBRAE e SESI devem trazer novos cursos à FIEB
23/11/2017 - 14h20

Proposta deve implantar programas “Jovens Empreendedores” e “Atleta do Futuro” para as unidades Maria Theodora e Dagmar

Duas parcerias entre a Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) e o sistema FIESP e SEBRAE-SP devem garantir novidades na área do empreendedorismo e esporte no município para os próximos meses. Representando o prefeito Rubens Furlan, o superintendente da FIEB, Luiz Antonio Ribeiro, participou de encontro com o presidente das entidades, Paulo Skaf, na manhã de terça-feira, 21 de novembro.

O objetivo da reunião foi acertar detalhes da celebração de convênios para implantação dos programas Jovens Empreendedores - Primeiros Passos (JEPP) e Atleta do Futuro (PAF). A intenção é que inicialmente os programas atendam nas unidades Maria Theodora e Dagmar.

“Com certeza as parcerias com a FIESP e SEBRAE-SP significarão um salto de qualidade no sistema educacional da FIEB, agregando valores ao nosso município e potencializando o desempenho de nossas crianças e jovens”, avalia o superintendente.

Jovens Empreendedores

Calcado nos pilares da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o programa do SEBRAE é composto por nove cursos que vão do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. São eles: “O mundo das ervas aromáticas”, “Temperos naturais”, “Oficina de brinquedos ecológicos”, “Locadora de produtos”, “Sabores de cores”, “Ecopapelaria”, “Artesanato sustentável”, “Empreendedorismo social” e “Novas ideias, grandes negócios”. Para cada ano, a carga horária pode durar de 22 a 30 horas.

Atleta do Futuro

Na ativa desde 1991, o Programa Atleta do Futuro, de iniciativa do SESI – SP, tem como objetivo o apoio para formação e cultura esportiva para crianças e jovens de 6 a 17 anos. Conforme dados da entidade, até novembro do ano passado foram quase 85 mil alunos atendidos em 201 municípios, incluindo alguns da região. A iniciativa atua em diversas frentes, entre elas, adoção de aulas práticas adequadas a cada faixa etária. Outros pontos abordados no programa são os marcadores sociais com temas que permeiam a prática esportiva e abordam tópicos como etnia, habilidade motora, aspectos culturais, ambientais, questões de gêneros, etc. De acordo com o programa, as famílias também têm participação importante por meio de reuniões, eventos e na avaliação do aluno.

O PAF aborda 25 modalidades: Atletismo, Badminton, Basquete, Boxe, Capoeira, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Handebol, Hóquei sobre a grama, Jiu-Jitsu, Judô, Karatê, Luta Olímpica, natação, Polo Aquático, Rúgbi, Tae Kwon Do, Tênis, Tênis de Mesa, Triátlon, Vela, Voleibol e Xadrez.