Parceria entre FIEB e Receita Federal oferece assistência tributária e fiscal gratuita
02/02/2018 - 12h41

Projeto do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) conta com assistência de alunos da FIEB – ITB e estará disponível à população a partir da próxima segunda-feira, 5 de fevereiro

A partir da próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, o Ganha Tempo de Barueri terá à disposição os serviços do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF). A implantação da novidade é resultado de um convênio entre a Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) e a Receita Federal do Brasil (RFB). O atendimento será prestado por alunos da FIEB - ITB que participam do projeto.

O NAF funciona como um escritório que disponibiliza serviços de assistência tributária e fiscal, tais como: agendamento de Serviços na Receita Federal, alteração e consultas de informações cadastrais de CPF, consultas de situação fiscal, emissão de código de acesso ao Portal e-CAC, checagem de situação e restituição de declarações de Imposto de Renda, emissões de DARF, de Microempreendedor Individual (MEI), de guia da Previdência Social, parcelamento simplificado não previdenciário, entre outros.

No total, serão 15 estudantes do curso de Contabilidade da FIEB-ITB – Prof.º Antônio Arantes – Parque Viana selecionados para integrar o projeto. Eles estarão divididos em três períodos, além de contarem com apoio de um coordenador operacional e um supervisor técnico cedidos pela instituição. O foco está no auxílio a contribuintes de baixa renda e pequenos empreendedores.

Além de cumprir uma função social, a iniciativa proporciona melhor formação aos estudantes e reforça a qualificação profissional por meio da prática com os atendimentos. O NAF também surge como alternativa para desburocratização para pequenos empreendedores, microempreendedores e entidades sem fins lucrativos.

Por atender à jurisdição da Delegacia da Receita Federal, o NAF agrega outras três cidades além de Barueri, sendo Jandira, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. O atendimento é realizado para pessoas físicas (PF) e jurídicas (PJ).

A FIEB é a primeira instituição de educação básica e técnica de nível médio, a realizar essa parceria com a Receita Federal. A iniciativa foi implantada como projeto piloto, e a perspectiva é que seja expandida para outras unidades.

ATENDIMENTO

O NAF está à disposição dos interessados de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O Ganha Tempo Municipal está situado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, no centro de Barueri. O contato pode ser feito por meio do telefone (11) 4199-1333 Ramal 247 ou pelo e-mail naf@fieb.edu.br.