“Oscar” da FIEB lota Teatro Municipal de Barueri
07/11/2017 - 15h58

Quinta edição do Oscar Awards reúne produções dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio

Com intuito de coroar o esforço dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, uma grande festa foi realizada para anunciar os vencedores da quinta edição do Oscar Awards da EEFMT Prof.ª Maria Theodora, unidade mantida pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB). O evento ocorrido em 23 de outubro atraiu centenas de pessoas ao Teatro Municipal de Barueri (TMB). Além dos alunos participantes, também compareceram familiares, professores e colaboradores.

No entanto, a cerimônia não se limitou somente às premiações. Na ocasião, diversas apresentações artísticas dos alunos da instituição animaram e encantaram todos os presentes. Para Patrícia Karyn de Almeida Rodrigues, diretora administrativa da unidade Maria Theodora e idealizadora do projeto do Oscar, a proposta permite aos estudantes desfrutarem do resultado de um trabalho que, além de desenvolver habilidades relacionadas à disciplina de inglês, promove diversos aprendizados.

Entre os desafios, ela cita o respeito às etapas de um trabalho e como lidar com conflitos em grupo. “É interessante observar a criatividade e inovação de cada aluno na busca de características semelhantes aos filmes hollywoodianos. Muitos deles são surpreendidos pelos próprios resultados, quando se dão conta de que conseguem atender aos propósitos de aprendizagem expressando-se também de forma artística”, acrescenta a diretora.

Por outro lado, trata-se de um projeto intenso que requer muito esforço e dedicação logo no início do ano, algo que leve em torno de seis a oito meses de preparação, que passa desde a elaboração e aprovação do roteiro. Os filmes são divididos em cinco categorias, sendo elas: Romance, Suspense, Comédia, Musical e James Bond. “O entusiasmo deles no grande dia é contagiante. Tanto os alunos protagonistas, quanto os participantes das danças e premiações diversas cumprem a missão e representam a escola com primor”, elogia Patrícia Karyn.

No processo de criação dos filmes, as salas concorrem entre si. A decisão fica a cargo de um júri formado por professores da FIEB e de uma equipe pedagógica que analisam todos os materiais produzidos. Os vencedores são escolhidos após a análise de critérios como criatividade, roteiro, legendas, respeito ao gênero do filme, limite de tempo, entre outros pontos técnicos.

Com a palavra, os vencedores

Entre os que se destacaram, o aluno Matheus Spina de Castro, do 3º E, foi um dos ganhadores na categoria “melhor casal de vilões” de filmes James Bond. Ele conta que a adesão da língua inglesa foi uma dificuldade para o seu papel do líder mafioso Don Castilho. Tal obstáculo foi maior até mesmo que a performance preparada para o personagem. “Confesso que ao anunciado o meu nome ao palco, carreguei-me de emoção ao lembrar dos processos que passamos para construir um bom filme. Levo este prêmio em honra ao meu grupo, pois todos possuem uma incrível contribuição”, relata.

Emoção similar teve Nathan Gabriel Zanelato, do 3º A, que levou a melhor na categoria “ator revelação”. O estudante de apenas 16 anos explica que o inglês não foi a maior barreira para seu grupo, mas sim o desafio de construção dos personagens. O resultado, conforme Nathan, foi bem satisfatório. “Fiquei muito surpreso ao ouvir meu nome sendo anunciado, não fazia ideia de que minha atuação tinha sido diferente da dos demais ou se eu sequer merecia aquele prêmio. O mérito não pode ser dado inteiramente a mim, todos os integrantes do grupo atuaram e trabalharam muito”, salientou.

Lista dos vencedores

Comédia
Melhor filme - 3º E
Melhor atriz - 3º A (Giovanna Breion Petinati)