8ª edição do Web@ marca 10 anos do curso de Informática para Internet
02/06/2017 - 09h51

Ciclo de palestras contou com profissionais experientes na área, dentre eles um ex-aluno do curso do ITB

Já é tradição: todos os anos o curso técnico em Informática para Internet do ITB Profª. Maria Sylvia Chaluppe Mello, do Engenho Novo, mantido pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB), realiza o Web@ - Academia de Web Design.

Trata-se de um evento que oferece ciclo de palestras com o objetivo de proporcionar aos alunos contato com profissionais atuantes dessa área no mercado de trabalho.  Este ano ele aconteceu no sábado, 20 de maio, e teve um gostinho especial. É que o curso de Informática para Internet está completando exatos 10 anos de existência na FIEB.

O Coordenador do curso, Prof. Giovani Barbosa Wingter, ressalta a importância de aproximar os estudantes dos profissionais atuantes. Ele conta que todo o evento foi marcado por um clima de muita descontração e interesse por parte dos alunos.

“É importante salientar que ações deste tipo possibilitam aos nossos alunos uma ótima oportunidade de confrontar e comparar as teorias estudadas com as práticas utilizadas por profissionais e empresas atuantes na área de Informática para Internet, além de permitir que sejam apresentados a novas tecnologias de comunicação e tendências do mercado de Internet e, desta maneira, ampliem seu conhecimento técnico”, afirma o coordenador.

Experiência que ensina

Três profissionais atuantes no mercado digital abrilhantaram o evento com suas experiências e ensinamentos, sendo um deles ex-aluno do curso: Marcos Vinícius de Sousa.

Formado na primeira turma de Informática para Internet do ITB na modalidade integrada, Marcos é bacharel em Propaganda e Marketing e Supervisor de Contas e Projetos Web na Agência AMZ/MP. Ele ministrou a palestra intitulada “Luzes acesas e pizza”, que abordou a carreira em comunicação, as diversas atividades executadas em uma agência, departamento de criação, de compras, atendimento de contas etc. Marcos também falou dos desafios a serem superados, bem como dos benefícios de quem escolhe essa área de atuação.

A segunda palestra foi ministrada por Thamara Hessel, desenvolvedora web com sete anos de experiência, formada em Sistemas de Informação. Atualmente trabalha na Pagar.me, tendo atuado anteriormente na Easy e em startups do grupo alemão Rocket Internet.

Membro ativa do grupo PHPSP e responsável por trazer ao Brasil o PHPWomen, de apoio ao desenvolvimento de mulheres programadoras em linguagem PHP, falou, na palestra “PHP para o mundo”, sobre as vantagens de participar de uma comunidade de desenvolvedores, o perfil do profissional e como melhorar a empregabilidade no setor.

“Novo ciclo criativo com Adobe Creative Cloud” foi o tema da terceira e última palestra do dia, ministrada pela consultora da Adobe, Ana Laura Gomes. Ela, inicialmente, apresentou o InDesign em uma demonstração de criação de livros digitais no formato ePub; depois apresentou o Adobe Comp CC, aplicativo para dispositivos móveis, e o Adobe XD, que ajuda os profissionais de design a organizar o fluxo de trabalho para criação de aplicativos móveis e desktop.

Ao final de cada palestra ocorreram sorteios de brindes levados pelos convidados e também pela equipe técnica do curso. Camisetas, livros, porta-canetas e porta-trecos fizeram sucesso entre a garotada.