“NAF veio para facilitar a vida do contribuinte”, explica prefeito Furlan
05/02/2018 - 17h06

Serviço de assistência tributária e fiscal gratuita é resultado de parceria da FIEB com Receita Federal e já está disponível à população. Núcleo está instalado no Ganha Tempo de Barueri

Munícipes que necessitarem de serviços de assistência tributária já podem contar com o suporte especial do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), instalado no Ganha Tempo de Barueri. A melhoria só foi possível após a consolidação de parceria entre a Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) e a Receita Federal do Brasil (RFB). A cerimônia de inauguração dos serviços ocorreu na manhã de segunda-feira, 05 de fevereiro, e contou com presença do prefeito Rubens Furlan, do superintendente da entidade Luiz Antonio Ribeiro, do Delegado Adjunto da Receita Federal Francisco José Cardoso, entre outras autoridades.

Todos os atendimentos serão prestados por alunos da FIEB - ITB que participam do projeto. A respeito desse ponto, Furlan exaltou a necessidade de qualificação dos estudantes e classificou a iniciativa como uma “parceria extraordinária”. “O NAF veio para facilitar a vida do contribuinte. Antes ele tinha que ir direto à Receita, mas aqui as questões preliminares são todas resolvidas. Se for uma questão contábil mais complicada, recorre lá, mas a maioria das coisas serão resolvidas por aqui mesmo. Além disso, o mais importante é que nossos alunos da FIEB – ITB tenham uma espécie de estágio porque isso faz parte do aprendizado e do currículo deles. A instalação do NAF atende bem a população e forma nossos alunos melhor”, analisa o prefeito.

Já o superintendente da FIEB enfatiza que a parceria é uma conquista importante para a cidade e, a partir de agora, a instituição terá uma grande responsabilidade no atendimento à população. “A expectativa é que possamos atender a população de forma mais efetiva e tranquila, facilitando o acesso à Receita Federal e, sobretudo, treinando nossos alunos com o estágio para que eles saiam formados não só com a teoria, mas também com a prática. Aqui foi um ponto de partida, agora os projetos começam a fluir e, sem dúvida, a tendência é expandir”, acrescentou.

Além da perspectiva de expandir o serviço do projeto NAF para outras unidades, Luiz Antonio Ribeiro reforça que a FIEB é a primeira instituição de educação básica e técnica de nível médio, a realizar tal parceria com a Receita Federal. Mas para tal proposta ser concretizada, foram selecionados 15 alunos do curso de Contabilidade da unidade Parque Viana, além de um coordenador operacional e um supervisor técnico cedidos pela Instituição.

Com foco no auxílio a contribuintes de baixa renda e pequenos empreendedores, o Núcleo oferece serviços de assistência tributária e fiscal, tais como: agendamento de Serviços na Receita Federal, alteração e consultas de informações cadastrais de CPF, consultas de situação fiscal, emissão de código de acesso ao Portal e-CAC, checagem de situação e restituição de declarações de Imposto de Renda, emissões de DARF, de Microempreendedor Individual (MEI), de guia da Previdência Social, parcelamento simplificado não previdenciário, entre outros.

SERVIÇO

O NAF está à disposição dos interessados de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O Ganha Tempo Municipal está situado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, no centro de Barueri. O contato pode ser feito por meio do telefone (11) 4199-1333 Ramal 247 ou pelo e-mail naf@fieb.edu.br.