NAF une assistência aos mais carentes e treino de alunos, frisa delegado da Receita Federal
09/02/2018 - 08h34

A implantação do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) no Ganha Tempo de Barueri vai garantir acesso da população mais carente aos serviços da Receita Federal e, ao mesmo tempo proporcionar um período de experiência fundamental aos estudantes do curso de Contabilidade da FIEB – ITB. É o que avalia o delegado-adjunto do órgão nacional Francisco José Cardoso Filho sobre o espaço inaugurado na última segunda-feira, 05 de fevereiro.

“Até pouco tempo, o estudante de nível universitário, principalmente o de Exatas nas áreas de Administração e Contabilidade, tinham dificuldades nesse sentido. Agora estamos inovando com essa parceria com escolas de nível médio. Temos dois objetivos, atender a população carente que não tem acesso a um contador, e ao mesmo tempo, proporcionar ao estudante essa vivência em sua formação. Com certeza isso vai ser muito bom para o futuro dele”, acredita Cardoso Filho.

A disponibilidade dos serviços só foi possível devido a um convênio inédito acertado entre FIEB e Receita Federal. Além dos dois pontos destacados pelo delegado adjunto, o NAF apresenta soluções de desburocratização para pequenos empreendedores e entidades sem fins lucrativos. O local disponibiliza serviços de assistência tributária e fiscal como agendamento de Serviços na Receita Federal, alteração e consultas de informações cadastrais de CPF, consultas de situação fiscal, checagem de situação e restituição de declarações de Imposto de Renda, entre outros.

Conforme o delegado-adjunto, embora o NAF seja considerado um projeto-piloto, há expectativa de que o serviço seja expandido para outras regiões da cidade. No momento são 15 alunos da FIEB – ITB divididos em três turnos participando da iniciativa. “O objetivo é expandir sim. O Ganha Tempo é bom porque sabemos que vem um grande número de pessoas para cá, mas se fizer isso nas regiões que já tem escola da FIEB, vai facilitar demais para a população daquela região”, declarou.

Por atender à jurisdição da Delegacia da Receita Federal, o NAF agrega outras três cidades além de Barueri, sendo Jandira, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. O atendimento é realizado para pessoas físicas (PF) e jurídicas (PJ).

SERVIÇOS

O NAF está à disposição dos interessados de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O Ganha Tempo Municipal está situado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, no centro de Barueri. O contato pode ser feito por meio do telefone (11) 4199-1333 Ramal 247 ou pelo e-mail naf@fieb.edu.br.