NAF Barueri se consolida como a unidade com mais atendimentos do país
28/06/2018 - 11h56

Desde sua inauguração em fevereiro deste ano, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da cidade realizou 4.454 atendimentos ao público, se firmando como o “campeão” em todo o país. A unidade é mantida com colaboradores e alunos da FIEB

20180628_naf_site

Em novo levantamento das atividades do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do país, foi constatado que a unidade de Barueri, mantida com colaboradores e alunos da FIEB, ampliou ainda mais sua atuação, registrando assim, o maior número de atendimentos do Brasil em 2018, somando 4.454 até agora. Esse cálculo abrangeu desde o início do ano até 19 de junho. 

Na contagem feita em meados de abril, o NAF Barueri já despontava como a unidade de maior atendimento em território nacional, com 2.567, ou seja, em pouco menos de dois meses foram mais 1.887 serviços prestados pelos profissionais. Nesse último cálculo, o segundo mais bem avaliado foi a UNIFENAS, de Varginha (MG), com 1.713, seguido pela UNIME, de Itabuna (BA), que registrou 1.442. Com os números atualizados, a unidade gerenciada pela FIEB contabiliza 2.741 a mais que o segundo colocado. 

Unidade Barueri
Inaugurado em 5 de fevereiro deste ano, a implantação do NAF no município foi resultado de uma bem-sucedida parceria entre a Receita Federal e com a Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB).  Foi a primeira instituição de educação básica e técnica de nível médio a realizar tal parceria com a Receita Federal. Até então essas parcerias eram exclusivas com entidades de ensino superior.

Situado no Ganha Tempo de Barueri, o núcleo oferece serviços de assistência tributária e fiscal gratuitos com foco em pequenos empreendedores e pessoas sem condições de ter acesso a um contador. No local, é possível contar com auxílio para se inscrever e obter auxílio no cadastro nacional da pessoa física (CPF) e o de pessoa jurídica (CNPJ), consultas de situação fiscal, agendamento para atendimentos na Receita Federal, além de emissões de DARF, de Microempreendedor Individual (MEI), entre outros serviços. No total, são 297 NAFs distribuídos pelo país.

Participação da FIEB
Para que esses atendimentos possam ser realizados com eficácia, a FIEB disponibilizou 15 estudantes do curso técnico de Contabilidade e Finanças da FIEB-ITB – Prof.º Antônio Arantes – Parque Viana selecionados para integrar o projeto. Eles estão divididos em três períodos, e contam com apoio do coordenador operacional Fernando Monteiro e do supervisor técnico Benedito Welington Franco. Além do engajamento social, os estudantes recebem treinamento da Receita Federal reforçando a qualificação profissional e proporcionando experiência por meio desses atendimentos.  

Atendimento amplo
Embora o serviço esteja disponível na cidade de Barueri, ele também agrega outras três cidades vizinhas: Jandira, Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus. O NAF está à disposição dos interessados de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O Ganha Tempo Municipal está situado na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, no centro de Barueri. O contato pode ser feito por meio do telefone (11) 4199-1333 Ramal 247 ou pelo e-mail naf@fieb.edu.br.