Jogos lúdicos são usados por alunos de Segurança do Trabalho para facilitar aprendizado
19/05/2017 - 08h25

Alunos adaptam jogos conhecidos aos temas relacionados à área de atuação para tornar o aprendizado mais leve e divertido

Jogos lúdicos e até recreativos foram empregados durante a aula de Metodologia e Técnicas de Treinamento, ministrada pela professora Roseli Lopez, aos alunos do curso técnico em Segurança do Trabalho do ITB Prof. Munir José, do Jd. Paulista, mantido pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB).

O recurso didático permite que os estudantes aprimorem seus sentidos de forma a aplica-los no dia a dia da profissão. Conforme explica a professora, os alunos, sob sua orientação, adaptam jogos conhecidos, como dominó, jogo da velha, quebra-cabeça, dentre outros, aos temas relacionados à área de atuação para tornar o aprendizado mais leve, divertido e lúdico.

Segundo Roseli, é possível adaptar qualquer conteúdo aos jogos e a ideia principal é mostrar isso aos alunos de todos os cursos da unidade. “A nossa intenção é integrar. O treinamento é dado para quem não é da área. É uma forma lúdica de disseminar conhecimentos”, diz a professora.

No dia 11 de maio, a turma do MST3AN, que participou do treinamento lúdico, realizou uma feira expositiva com os jogos adaptados por eles, mostrando às demais turmas seu funcionamento e aplicação no foco de estudo.

“O projeto é de extrema eficiência no tocante ao desenvolvimento dos alunos no que se refere às competências e habilidades, uma vez que reforça e revisa os conhecimentos adquiridos nos módulos do Curso Técnico de Segurança do Trabalho”, detalha a professora Roseli.

Além disso, ela também frisa a importância de desenvolver métodos educativos que quebrem um pouco a rotina escolar. Nos cursos modulares, a maioria dos alunos é adulta, trabalha o dia todo e tem família para sustentar e, segundo Roseli, promover atividades lúdicas e divertidas é uma forma de tornar o aprendizado mais fácil. “Eles aprendem brincando”, diz.

A proposta está começando a ser praticada no curso com a anuência do Coordenador, Odmir Machado. Quando questionado, Odmir esclarece que a aplicação desses jogos na vida prática pode acontecer tanto “nos treinamentos efetuados nas empresas ou mesmo na hora de lazer dos colaboradores”.