ITB Engenho recebe novos alunos com programação criativa e intensa
16/02/2017 - 13h08

Mais uma vez a parceria entre o Grêmio Estudantil e o corpo docente fez com que a recepção a novos alunos do ITB Profª. Maria Sylvia Chaluppe Mello, do Engenho Novo, mantida pela FIEB, fosse especial.

Os calouros foram recebidos com uma programação bastante criativa e intensa durante os dois primeiros dias de aula. O objetivo foi o de promover maior integração e ambientar os recém-chegados, apresentando-os aos espaços e membros da escola com informação e irreverência.

“A gente quis fazer um evento em que os alunos de 2º e 3º anos interagissem com os de 1º ano, de modo que eles também conhecessem os diretores, a escola em si e entendessem o que irão encontrar aqui na instituição”, disse o presidente do Grêmio Estudantil Luiz Fernando Santos Silva. Para ele, ações como essa ajudam a integrar as turmas, sanam dúvidas com mais eficiência e diminuem a ansiedade natural dos primeiros dias.

Primeiro dia nada tenso

A tensão do primeiro dia foi quebrada, de cara, por um trote bem humorado aplicado por ex-alunos da unidade. Passando-se por professores, ministraram a primeira aula às turmas, que só no final ficaram sabendo da brincadeira.

A programação, criada pelo Grêmio Estudantil com o apoio e supervisão de professores e da direção escolar, incluiu tours pela escola - onde foi possível conhecer toda sua estrutura e equipe -, além de gincanas e palestras com coordenadores de cursos, alunos veteranos e membros do Grêmio.

Uma atividade com fitas coloridas também deu um tom bem humorado aos motivos que levaram esses alunos a escolherem seus cursos no ITB. Cada cor representava uma resposta e todas foram amarradas à grade do pátio principal, onde ficarão durante todo o mês.

Os diretores da unidade, Priscila Thomaz Cabral e Messias Umberto Vieira, acompanharam tudo de perto e encabeçaram os tours guiados, deixando os novos alunos bastante à vontade e completamente orientados sobre as regras e procedimentos da escola.

A iniciativa, que já está se tornando tradição no ITB do Engenho Novo, foi aprovada pelos calouros.

Caio Jun Eguchi Leonardo acabou de ingressar no curso técnico integrado em Farmácia e julga importantes esses esforços e já se sente beneficiado. “Eu sou meio difícil de conversar com as pessoas e isso ajuda”, declara.

O início do ano letivo 2017 aconteceu no dia 13 de fevereiro em todas as unidades mantidas pela FIEB.