ITB do Engenho realiza workshop sobre resistência bacteriana
25/05/2017 - 11h08

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estipulou 5 de maio como sendo o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Isso porque, a cada ano, milhões de pacientes em todo o mundo são afetados por Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS).

A data serve para fortalecer as campanhas de incentivo à criteriosa higienização das mãos por parte dos profissionais, já que os micro-organismos mais resistentes podem ser transferidos ao paciente desta forma, reduzindo e até impedindo a eficácia de qualquer tratamento.

Polo dos cursos técnicos da área da saúde, o ITB Profª. Maria Sylvia Chaluppe Mello, do Engenho Novo, mantido pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB), promoveu um workshop sobre resistência bacteriana com o intuito de orientar e conscientizar os alunos dos cursos de Análises Clínicas, Enfermagem e Farmácia quanto a lavagem das mãos e o impacto da transmissão de doenças causadas por micro-organismos multirresistentes aos antibióticos.

Ações práticas

Foram diversas as ações desenvolvidas. Antes do workshop, no dia 5 de maio de 2017, houve uma aula prática que integrou alunos de Enfermagem e Análises Clínicas. Os estudantes de Enfermagem ficaram encarregados de coletar o material das mãos dos colegas, enquanto os de Análises Clínicas foram responsáveis  pela incubação, avaliação e interpretação dos resultados.

Os diagnósticos dessa atividade prática foram disponibilizados no dia 9 de maio a todos os alunos da unidade, ampliando o conhecimento sobre o assunto e reforçando a necessidade da lavagem das mãos.

Dando continuidade à campanha, no dia 12 de maio de 2017 aconteceu o workshop.  Foram realizadas três palestras sobre as bactérias e sua resistência, medidas profiláticas no hospital pelos profissionais e o uso racional de antibióticos.

Foram responsáveis pelo projeto os professores Carolina de Queiroz P. Oliveira, Olivia Beloto da Silva e José Francisco Correia Junior. Ao final das atividades, os alunos receberam certificados de participação nas palestras.