Iniciativa entre FIEB e TCS Brasil traz Horta Urbana para alunos
03/05/2018 - 10h59

Projeto é voltado para alunos do Ensino Fundamental I e tem como objetivo dar oportunidade a eles de mais contato com a natureza

20180503_horta_site

Em nova parceria com a Tata Consultancy Services (TCS – Brasil), a FIEB iniciou nos últimos dias o projeto “Horta Urbana”. A proposta é oferecer aos alunos do Ensino Fundamental I um contato intenso com a natureza dando oportunidade a eles de mais contato com a natureza ao tocar e manipular a terra e plantas. 

O primeiro passo ocorreu em 23 de abril, na unidade Maria Theodora, quando estudantes do 2º ano tiveram a oportunidade de conferir as orientações da agrônoma Patrícia Frozino. Naquela ocasião, ela falou sobre a necessidade de uma alimentação saudável e ressaltou a importância da sustentabilidade para o planeta e nossa sobrevivência. 

Além das palestras, os alunos são estimulados a plantar e colher as hortaliças determinadas. Entre as selecionadas estão folhas de alface, almeirão, couve, chicória, repolho e acelga. No caso de frutos, os escolhidos podem ser tomate, berinjela, pimentão, pepino, quiabo e abobrinha. Flores também estão na lista, como o caso da couve flor, brócolis e alcachofra. Condimentos são outros modelos de hortaliças a serem cultivados, sendo alho, cebolinha, salsa e coentro. Por fim, chás estão na seleção com hortelã, cidreira e boldo. 

Fases do projeto
O projeto inicial é dividido em três fases. No primeiro, é apresentada aos alunos a intenção da escola em construir uma horta e como eles poderão escolher participar da atividade. Já no segundo estágio, inicia-se a escolha do formato da horta construída que pode ser em algum espaço de terra ociosa na escola ou em espaços com canos ou garrafas pets. No caso da unidade Maria Theodora, o espaço já foi selecionado. Por fim, a terceira e última fase, começa a escolha de quais hortaliças e legumes serão plantados na horta.

Lembrando que todas as ações propostas serão analisadas ao final de cada fase para garantir que o processo seja contínuo e de qualidade. Todos os envolvidos serão responsáveis em verificar o andamento do trabalho e propor mudanças quando for necessário. No momento, os estudantes da FIEB envolvidos vão escolher o nome do projeto e criar uma mascote para o projeto. 

Parceria que rendeu frutos
Em 2017, a Tata Consultancy Services e a FIEB firmaram sua primeira parceria. A iniciativa proporcionou o programa Go IT, que visou capacitar os estudantes para atuarem nas diversas áreas do mercado de Tecnologia da Informação, além de trazer a empresa para dentro da escola. A FIEB é a primeira instituição de Educação Básica e Técnica de nível médio a realizar essa parceria com a TCS, do Grupo Tata, considerado o maior conglomerado empresarial privado da Índia.