Grêmio do Parque Viana quer fortalecer participação de alunos
23/07/2018 - 10h59

Grupo eleito no último mês, a chapa Puma destaca cinco pilares para sua gestão, entre elas, a realização de reuniões quinzenais para alunos apresentarem problemas e soluções. Processo eleitoral ocorreu em 28 de junho e também ofereceu debate entre as chap

20180723_gremio_site

Ao dar exemplo de democracia, 620 alunos da unidade Parque Viana da FIEB escolheram o novo grêmio estudantil da escola em pleito realizado em 28 de junho. Vitoriosos, a chapa Puma investiu em cinco pilares: Atenção aos estudantes, olimpíadas esportivas, inclusão social, direcionamento de vocação e destaque de talentos. A respeito desses pontos, o presidente do grêmio, Pedro Henrique Teixeira de Medeiros Paz destacou cada um dos temas e enfatizou a necessidade de reforçar a participação dos alunos na idealização dos projetos apresentados durante a campanha. 

 “Queremos governar com os próprios alunos participando das nossas reuniões, com isso, temos um projeto criado para realizarmos reuniões quinzenais com representantes de salas e de cursos, para que eles nos apresentem problemas e propostas que possamos solucionar e implantar, fazendo assim um ambiente escolar melhor”, afirma. 

Sobre o tópico direcionamento de vocação, Pedro Henrique frisa que o objetivo é reforçar a realização de palestras na escola de profissionais formados ou promover atividades externas em universidades do estado. “Vamos debater com a escola sobre cada curso e cada área, tornando a vida de escolha dos nossos alunos algo mais simples”, explica. 

No quesito cultura e esportes, o presidente do grêmio recém-eleito destaca que a intenção é criar um show de talentos para que os alunos possam demonstrar seus dotes artísticos, seja para música, dança ou pintura. O mesmo vale para a área esportiva com o projeto das olimpíadas esportivas escolares. Ele detalha que o objetivo é organizar campeonatos em diversas modalidades. 

Já sobre inclusão social, Pedro Henrique reconhece que, embora não há como alterar a estrutura escolar, a ideia é colaborar com a FIEB com solicitações sobre melhorias quando haver necessidade de alguma reforma, como o caso de elevadores em manutenção. “Mas não só isso como trazermos palestras sobre o tema, conscientizar os alunos saudáveis que os que possuem algum problema de saúde não são piores que eles, apenas que são diferentes, assim como todos”, finaliza. 

A chapa Puma venceu a eleição com 411 votos contra os 168 do concorrente da chapa Veritas. Votos brancos somaram 24, e os nulos foram 17. 

Integrantes do novo grêmio:

Presidente: Pedro Henrique
Suplente: Flávio Cavalcanti 

Vice-Presidente: Lucas Lopes 
Suplente: Matheus Sandes 

Secretário-Geral: Thamires Ferrara 
Suplente: Heloisa Pereira

Tesoureiro: Anderson Antonio 
Suplente: Roberto Ballestero 

Diretor Esportivo: Kayque Leonardo 
Suplente: Paulo Mendes 

Diretor de Cultura e Eventos: Vitoria Alves 
Suplente: Rhadmyla Borges 

Diretor de Comunicação: Sandro Paloschi 
Suplente: Ariane Ferronato

Diretor de Políticas Educacionais: Gabriel Monteiro 
Suplente: Joab Machado