“Fui pronto para a guerra”, afirma Wilson sobre mundial de Jiu-Jitsu
26/01/2018 - 13h15

Representando Barueri e contando com apoio de parceiros da FIEB, o atleta Wilson Roberto levou medalha de ouro European Jiu-Jitsu IBJJF Championship, em Lisboa

Em Portugal, o lutador Wilson Roberto consagrou-se como um dos campeões do European Jiu-Jitsu IBJJF Championship. O atleta, que conta com apoio e incentivo de parceiros da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB), levou a melhor na categoria Peso Pesadíssimo, Master 4 da faixa marrom. Todavia, para conseguir chegar ao topo do pódio, o barueriense encarou um combate acirrado contra o norte-americano Jason Shields, da Frontline Academy, na sexta-feira, 19 de janeiro. “Fui pronto para a guerra”, conta o brasileiro. Todas as disputas do torneio foram divididas por peso, idade e faixas. No caso de Wilson, a luta única valeu a medalha de ouro. Antes de embarcar para Portugal, Wilson já esbanjava otimismo e foco na vitória. “Disse a mim mesmo que não sairia daqui sem o que vim buscar. Alguns podem interpretar como arrogância, mas eu chamo de fé. Deus a todo instante me dava ânimo para conquistar o pódio”, declarou. A respeito da luta com Shields, o atleta de Barueri enfatiza que em momento algum se sentiu intimidado. “Quando vi meu adversário bem maior que eu e mais pesado, em nada me senti diminuído, pois subi duas categorias acima da minha e cheguei na categoria pesadíssimo, obtendo a vitória. Fui preparado para derrubá-lo, lutei como nunca, ele era muito forte. Jason, é um competidor de elite, sempre compete Europeus e Mundiais, decidi testar meus conhecimentos e técnicas, uma vez que nenhum competidor o buscou para combate”, detalha. Wilson é filiado à academia do renomado lutador Demian Maia, integrante do Ultimate Fighting Championship (UFC), além de receber treinamento da equipe Grego Jiu-Jitsu, experiência que pôde colocar em prática no mundial ocorrido em Portugal. “Coloquei em prática tudo que aprendi com o Grego e meus companheiros de tatame. Foi uma experiência maravilhosa, a luta foi limpa e linda. Estou satisfeito em ter passado por ele e conquistado a medalhe de ouro”, comemora.

Ao longo dos meses, a FIEB foi uma das entidades a incentivar Wilson para ser o representante do município na disputa. A preparação para o torneio não foi fácil e exigiu uma rotina pesada de treinos nos períodos da manhã, tarde e noite, incluindo sessões puxadas de natação nas dependências da unidade Maria Theodora da instituição.

O próximo desafio de Wilson já tem data marcada, trata-se do Pan-Americano da IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation), considerado um dos três maiores eventos de Jiu-Jitsu do mundo. O campeonato está programado para acontecer entre os dias 7 e 11 de março no Bren Events Center, em Irvine, na Califórnia, Estados Unidos.

Confira todos os resultados do campeonato europeu: https://www.ibjjfdb.com/ChampionshipResults/849/PublicResults