FIEB promove ação em apoio ao Novembro Azul
13/11/2017 - 14h52

Em meio às atividades ligadas ao “Novembro Azul”, a Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) ofereceu aos seus colaboradores, uma palestra focada na prevenção do Câncer de Próstata, de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da AIDS. Na ocasião, o fisioterapeuta doutor Renato Yoshihiro Tanaka, destacou a necessidade de investir em medicina preventiva e buscar corretamente por informações.

A respeito do tema central da campanha do mês, ele frisou que ainda há muito receio e preconceito de alguns pacientes em relação ao Exame de Próstata. O exame é essencial para diagnóstico do Câncer. “Chegou nos 40 anos, tem que fazer o exame como prevenção. E hoje já existem exames alternativos, como o PSA Prostático, que é de sangue. E todo Câncer tem cura, desde que diagnosticado no começo”, alertou.

Em outro ponto da palestra, o doutor Tanaka comentou que muitos brasileiros procuram informações de maneiras equivocadas, como em sites não confiáveis ou até mesmo com colegas não especialistas no assunto. Ao abordar as DST, o especialista observou que, em muitos casos, os medicamentos estão disponíveis na Rede Pública de Saúde gratuitamente, contudo, a falta de informação dificulta os tratamentos.

O evento foi realizado na manhã de segunda-feira, 13 de novembro, na unidade Maria Theodora, da FIEB, com promoção da Coordenadoria de Saúde Escola.