FIEB oferece treinamento de primeiros socorros
18/12/2017 - 11h08

Inspetores tiveram aulas teóricas e práticas, entre elas, treinamento da “Manobra de Heimlich”, para desengasgamento

Na última semana, inspetores das oito unidades da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) receberam treinamentos de primeiros-socorros e instruções para prevenção de acidentes. A atividade ocorreu durante os dias 12 e 13 e envolveu treinamento prático e teórico.

O curso foi ministrado pelo cabo Marcelo Soler do 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri. Segundo ele, o foco das palestras está na preocupação dos inspetores para auxiliar algum aluno ou colega que, por ventura, venha a necessitar de atendimento. “O treinamento é fundamental para a ajuda de forma correta na hora da emergência ou urgência para saber o que fazer”, explica.

O conteúdo das palestras incluiu informações essenciais a respeito dos procedimentos em casos de urgência e emergência, como socorristas de primeiro momento. Já entre os exercícios práticos, os participantes tiveram oportunidade de conhecer e treinar a chamada “Manobra de Heimlich”, para desengasgamento. “Além da noção de como ajudar pessoal com mal súbito, epilepsia, convulsão, ferimentos com sangramentos e queimaduras”, informou o bombeiro.

Além das palestras e do treinamento, a ocasião garantiu uma nova parceria entre a entidade e o Grupamento. “A proposta é de passar por toda a rede de escolas realizando palestras e treinamento com pelo menos dois ou três alunos de cada sala. A intenção é dar aulas nas unidades FIEB – ITB para atingir um público ainda maior e ir de escola em escola no ano que vem, assim como é feito em todos os municípios do 18º Grupamento de Bombeiros, que são 14 cidades”, esclareceu.

Cabo Soler também mostra que tem familiaridade com a instituição. Ele foi aluno do curso técnico em Segurança do Trabalho, atualmente disponibilizado nas unidades FIEB - ITB do Jardim Paulista e do Parque Imperial. “Eu me formei no Jardim Paulista, saindo fui direto para faculdade, onde me formei em Gestão em Segurança do Trabalho”, acrescentou sobre sua formação.

O treinamento também contou com presença do tenente-coronel Humberto Leão, comandante do 18º Grupamento de Bombeiros de Barueri.