FIEB – ITB oferece workshop de Open Hardware para professores
12/12/2017 - 09h27

Atividade foi voltada para docentes ligados ao curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática

Para reforçar a formação de professores do curso técnico em Manutenção e Suporte em Informática, os docentes tiveram a oportunidade de participar do workshop mediado pelo professor Francisco Isidro com ênfase na inovação com plataformas Open Hardware. Os sistemas oferecem suporte às tecnologias IoT (Internet das coisas) e de automação. A aula especial, considerada inovadora, foi disponibilizada na unidade Imperial da FIEB – ITB no último sábado, 09 de dezembro.

De acordo com a direção do curso, a tecnologia IoT é um tema emergente e abrangente, que está inserido no atual paradigma da computação reforçando a presença significativa da informática na vida das pessoas. O tópico vai ampliar ainda mais as possibilidades de uso da TI nos próximos semestres. A elaboração de computadores em Open Hardware já é tema recorrente de projetos que fazem parte do processo de aprendizagem oferecido no ITB Parque Imperial.

Na avaliação da direção do curso, é primordial que professores estejam bem formados e atentos às inovações, assim, atividades como as ocorridas no sábado não se resumem a ser apenas um treinamento, mas também trata de oferecer novas possibilidades de aprendizagem aos alunos do curso. O professor Francisco Isidro é PhD em Engenharia Elétrica pela USP e também leciona na Universidade Federal do ABC (UFABC).