FIEB – ITB conquista 23 medalhas na Olimpíada de Matemática
30/11/2017 - 09h14

Em competição nacional, estudantes de Barueri garantiram 42 medalhas. Foi o melhor índice registrado pelo município. Desse total, 23 vieram de alunos FIEB - ITB

Considerada uma das mais importantes competições educacionais do país, a 13ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) rendeu excelentes resultados para a cidade de Barueri, em especial, para alunos integrantes da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB). O resultado final foi divulgado na última semana.

Estudantes do município asseguraram uma medalha de ouro, oito de prata, 33 de bronze, além de 256 menções honrosas. Desse total, foram seis medalhas de prata e 17 de bronze conquistadas por estudantes da FIEB e do ITB. Das nove escolas paulistas premiadas, a representante da cidade foi a unidade Basílio Flores de Azevedo, no Jardim Belval. Três professores de Barueri também foram premiados pela OBMEP, sendo dois deles integrantes da mesma escola, no caso, José Luiz da Silveira e Sandra Pires.

Da lista das medalhas de prata, foram quatro da unidade Maria Theodora, um da Dagmar e outro do Belval. São eles: Nathan Iglesias Gomes de Oliveira (Maria Theodora), Lucas Henrique Frias (Maria Theodora), Kaique Santos Moreira (Maria Theodora), Gabriel Boaventura Scholl (Maria Theodora), Vinicius Aguiar Martins de Oliveira (Dagmar) e Lucas Matheus Andrade da Silva (Belval).

Já na categoria de bronze, foram seis da unidade Dagmar, cinco da Maria Theodora, cinco do Belval e uma do Imperial. Pela unidade Dagmar, os vencedores da medalha foram Augusto Arcanko Neves, João Gabriel Hamada, Gabriel Ribeiro, Victoria Guimarães Dalatorre, Julia de Melo Macena e Caique Augusto de Cerqueira Dioceser. Pela unidade Maria Theodora os selecionados foram os alunos Felipe Pinho Brito dos Santos, Gustavo Duraes Leite de Moras, Matheus Henrique Ferreira Guimarães, Maria Eduarda Allemany Teixeira e Kayo Candido Pereira.Já pela unidade do Jardim Belval, os estudantes Vinicius Mitsuo Furukava, Wirkley Santos de Sousa, Gabriella Coelho Santos, Belval, Matheus Tenorio de Albuquerque Caetano e Victor de Melo Macena também foram contemplados. Representante da unidade Imperial, Juan Edson Silva, também garantiu medalha de bronze.

A competição envolve alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e, a partir deste ano, escolas privadas foram convidadas a participar da Olimpíada. A OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo e revelar talentos na área. A disputa integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, com patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação.

Confira a lista completa no seguinte endereço: http://www.obmep.org.br/2017/mapa_premiacao_content.htm