FIEB integra ações no Dia Internacional da Mulher
09/03/2018 - 14h10

Fundação acerta parcerias com Secretaria da Mulher de Barueri e com a empresa Veolia Brasil e oferece diversas atividades. Algumas das ações também integram a campanha “Histórias de Superação” desenvolvida pela FIEB

diadamulher_site

Em meio às celebrações do Dia Internacional da Mulher, a Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB), integrou duas ações no dia 08 de março, data oficial da comemoração. A primeira foi uma atividade no Centro de Eventos em parceria com a Secretaria da Mulher do município. O encontro foi marcado pela apresentação de palestras, vídeos, painéis, dicas, e reunião de mulheres apresentando suas “Histórias de Superação”, tema da campanha iniciada pela FIEB nessa semana. 

Foi a oportunidade para que duas colaboradoras da FIEB, que fizeram parte do grupo convidado, destacassem parte de suas histórias, no caso, a coordenadora pedagógica Renata Castro Guimarães Orlandi e a secretária Sandra Repoli. Renata desenvolveu trabalho voluntário junto ao Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão Aldeia Juvenil da PUC Goiânia, quando participou de um trabalho voluntário de apoio às crianças vítimas de violência. Já Sandra relatou as dificuldades de concluir o curso de Direito após os 40 anos. 

Os participantes também ouviram testemunhos de mulheres que passaram por episódios nos quais foram impedidas de trabalhar e estudar, ou como assumiram postos que, até então, eram atribuídos exclusivamente aos homens. A ocasião também foi propícia para que personalidades do município também pudessem divulgar ações. 

Titular da Secretaria da Mulher, Drª Giani Cristina de Souza defendeu a igualdade de condições entre gêneros e salientou a necessidade de criação de políticas públicas destinadas às mulheres. “Hoje estamos fazendo a condição de debates e ideias e agora temos mulheres como protagonistas. Nesse caso aqui, não são pessoas que estão nas capas de revistas ou na mídia, são histórias de superação que podem acontecer até com nossa vizinha. São histórias inspiradoras que podem fazer a diferença”, acredita. 

Presidente do Fundo de Solidariedade, a primeira-dama Sônia Furlan destacou passos importantes que foram dados no município até, então, como é o caso da criação da própria secretaria, que afetou a vida de inúmeras mulheres na cidade. “Às vezes quando se fala de família pobre, há casos de mulheres com filhos deficientes que nem podem estudar e trabalhar e estão nessa situação. É preciso que vivam com mais dignidade. Nós que trabalhamos em uma área social, temos uma missão muito difícil, mas conseguimos muita coisa”, acrescentou. 

Girls on the move
Já a segunda atividade do dia ocorreu na unidade Brasílio Flores de Azevedo, no Jardim Belval com palestras para cerca de 200 meninas. Trata-se do programa internacional Girls on the move week, aplicado em 18 países, sendo a primeira vez no Brasil. O projeto viabilizado pela empresa Veolia visa encorajar estudantes a alcançar seus objetivos e garantir confiança para escolha da própria carreira. 

Histórias de Superação
O primeiro episódio da campanha “Histórias de Superação” já está no ar. Acompanhe o vídeo abaixo, cadastre-se em nosso canal e não esqueça de ativar o sininho para ser notificado a cada atualização.