FIEB encerra Outubro Rosa com bate-papo sobre prevenção ao câncer de mama
31/10/2018 - 11h08

Além da atividade realizada na unidade Engenho Novo, todas as escolas participaram de uma ação solidária que arrecadou 462 lenços de algodão destinados às mulheres que passam por tratamentos intensos que resultam em queda de cabelos

20181031_finaloutubrorosa_site

Para encerrar a campanha “Outubro Rosa”, a FIEB promoveu na última segunda-feira (29), o chamado “Encontro Rosa” entre colaboradoras e gestoras de toda a Fundação. O evento, realizado na unidade Engenho Novo, teve como objetivo alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.  Para isso, a professora Andrea Sandra foi convidada para um bate-papo com as participantes e relatar como foi o período que contraiu o câncer e como foi sua luta para superar o desafio, passando por tratamentos intensos com quimioterapia e radioterapia. 

O processo de recuperação não foi fácil, ela comparou o tratamento com quimioterapia com o “atropelamento por um trem” e explicou como foi lidar com os efeitos colaterais, como a perda de cabelos, o que abala a autoestima de qualquer mulher. “Tudo isso reforça a ideia de que a gente deve se cuidar. Nunca deixei de acreditar”, disse.    

Os participantes também estimularam a prática do autoexame e de atividades físicas, o que ajuda a prevenir diversos tipos de males. Na ocasião, integrantes da Coordenadoria de Esportes da FIEB ensinaram o público alguns exercícios simples e práticos, incluindo alongamentos, que podem ser feitos diariamente e em poucos minutos. 

Outubro além do Rosa

Neste ano, a cidade de Barueri adotou o tema: “Outubro além do Rosa” para mostrar como as mulheres podem superar as consequências do enfrentamento ao câncer. Um dos focos ficou por conta da campanha solidária “Lenços de Algodão”, que contou com participação ativa da FIEB. 

Em todas as unidades da Fundação foram disponibilizadas urnas para coleta de lenços que foram doados para mulheres que passam por tratamentos intensivos, como o caso da quimioterapia. No total, a FIEB arrecadou 462 lenços em suas oito unidades. Nas escolas, alunos, professores e colaboradores vieram com uma peça na cor rosa nas sextas-feiras, além de iluminar as unidades com a cor da campanha no objetivo de sensibilizar a população. 

Confira as fotos em: https://www.flickr.com/photos/fieb_barueri/albums/72157697162524670