FIEB e TCS reforçam parceria e premiam alunos de destaque
19/03/2018 - 11h03

Participantes do programa Go IT, estudantes recebem reconhecimento pelos aplicativos desenvolvidos focados no gerenciamento de atividades escolares

premiacao_site

 Como forma de reconhecimento pelo esforço no programa Go IT, alunos da FIEB – ITB foram premiados por desenvolverem seus próprios aplicativos para dispositivos móveis na tarde de sexta-feira (16) em cerimônia na unidade Maria Theodora. A ação é fruto de parceria firmada entre a Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) com a Tata Consultancy Services (TCS – Brasil) no ano passado. A iniciativa visou capacitar os estudantes para atuarem nas diversas áreas do mercado de Tecnologia da Informação e trazer a empresa para dentro da escola.

No decorrer do ano, foram oferecidas diversas atividades, nas quais profissionais da TCS realizaram palestras sobre o funcionamento de áreas específicas dentro de uma empresa. O último estágio do programa culminou com o chamado “Hackathon”, realizado entre 15 e 21 de dezembro do ano passado, quando os participantes criaram os aplicativos nas instalações da TCS. Na ocasião, os grupos tiveram a oportunidade de desenvolver o trabalho focado principalmente no gerenciamento de atividades escolares e que promovam maior interação entre alunos e professores. De todos os grupos, três foram selecionados para receber a premiação. 

Continuidade do projeto
Durante a cerimônia, representantes da TCS reforçaram algumas tendências em TI e as habilidades necessárias para se tornar um profissional capacitado em determinados segmentos de atuação e passaram dados sobre o mercado e o sistema educacional no Brasil. Segundo eles, todos ganharam com o aprendizado, o que reforça a parceria e a continuidade do projeto com a FIEB. “O pessoal ficou surpreso com o trabalho de vocês”, elogiou o diretor financeiro e administrativo da empresa, Bruno Sousa Rocha. Além da Go IT, também foram oferecidos outros dois módulos do programa, o “Hour of Code” para crianças de 6 a 9 anos e o “Girls in Tech”, voltado especialmente para estímulo de garotas na área. 

Presente na celebração, o superintendente da FIEB Luiz Antonio Ribeiro exaltou a parceria e a colaboração. “Hoje temos a oportunidade de ver exemplos de coragem e vontade de ir além. Podemos notar a capacidade de quebrar fronteiras. A FIEB tem buscado de forma incessante parcerias e vocês [da TCS – Brasil] foram nossos pioneiros. Acreditaram nas nossas intenções e nos nossos alunos. Vimos o ponto de partida para coisas melhores e eventos maiores e agradecemos a oportunidade. Não é sempre que um grupo empresarial de porte mundial acredita num trabalho desses. Vocês estão certamente preparando o futuro dos jovens do Brasil. Não tem como pagar a paciência e suporte de vocês. Nossa forma de retribuir é encontrar esses jovens vencedores lá na frente”, discursou. 

Sobre a TCS
A FIEB é a primeira instituição de Educação Básica e Técnica de nível médio a realizar essa parceria com a TCS, do Grupo Tata, considerado o maior conglomerado empresarial privado da Índia. A TCS é uma empresa de Serviços de TI, consultoria e soluções corporativas que oferece resultados reais para negócios globais. A companhia conta com mais de 200 escritórios distribuídos em 45 países e mais de 360 mil colaboradores.

O público alvo do programa é para jovens cursando a 2ª e a 3ª série do Ensino Médio ou Técnico. No primeiro momento, os alunos foram selecionados conforme o desempenho escolar. Outro foco da parceria foi complementar a formação e também capacitar os estudantes a participarem de processos de seleção para contratação como jovens aprendizes e estagiários.