Feira de profissões da FIEB recebe mais de 3 mil visitantes
05/09/2017 - 14h13

Sucesso é a palavra que define a primeira Expotec, realizada pela FIEB nos dias 01 e 02 de setembro, na unidade do Jardim Belval. Mais de três mil pessoas visitaram a feira em busca de informações sobre os cursos técnicos que a Fundação oferece nas áreas de exatas, humanas e biológicas.

Durante esses dois dias, alunos, professores e todos os colaboradores das unidades mantidas pela FIEB estiveram engajados para que a Expotec se consolidasse como a maior feira de profissões de Barueri. “A realização desse evento mostrou que a união e o empenho de todos os envolvidos transformaram sonhos em realidades. Agradeço a todos que direta ou indiretamente fizeram esse evento brilhar”, declara o Superintendente da FIEB, Luiz Antonio Ribeiro.

No decorrer do evento foram exibidos materiais resultantes de projetos didáticos, envolvendo vídeos, softwares, protótipos de robôs, ambiente de programação, jogos, tecnologias, sustentabilidade, eletromagnetismo, entre outros. Ao todo, 22 salas estavam totalmente ambientadas, mostrando aos visitantes seus projetos, trabalhos de grande sucesso já executados anteriormente em sala de aula, e outros que estão em andamento. E o mais importante esclarecendo dúvidas sobre o que realmente cada curso oferece e o campo de atuação no mercado de trabalho.

Para Fernanda Andersen, aluna do curso técnico de publicidade, a feira foi realmente muito interessante, pois foi possível encontrar com clareza todas as informações que precisava. “Os cursos técnicos conseguiram representar aquilo que são realmente, de uma maneira que todos pudessem entender. E soube abordar com clareza o que cada um oferece, sendo de grande importância para quem está na dúvida de qual carreira seguir”, nos conta.

A Expotec contou também com diversas palestras importantes, entre elas a do educador Valther Maestro e da advogada Rosely Cruz. Empresários e políticos da região também visitaram a feira em busca de jovens talentos com atitudes empreendedoras e projetos inovadores. “A Expotec foi motivadora e se tornou uma referência da educação profissional oferecida pela FIEB, proporcionando à comunidade geral uma vitrine para o mercado de trabalho com o objetivo de orientá-los a uma escolha consciente do direcionamento de seus estudos e de sua carreira profissional”, destaca Rita Maria Rafaini Lloret, diretora pedagógica da FIEB unidade Belval.

Atualmente, a FIEB oferece de forma gratuita 22 cursos técnicos profissionalizantes: - Administração, Análises Clínicas, Contabilidade, Design de Interiores, Edificações, Eletroeletrônica, Enfermagem, Farmácia, Finanças, Hospedagem, Informática, Informática para Internet, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Publicidade, Química, Recursos Humanos, Redes de Computadores, Secretariado, Segurança do Trabalho, Serviços Públicos e Telecomunicações -, distribuídos entre seis unidades. E a partir de 2018 um novo curso passa ingressar a grade: Serviços Jurídicos.

Dentre os cursos técnicos há opções nas formas concomitante e subsequente. Concomitante é para estudantes que estejam matriculados na 2ª ou 3ª série do Ensino Médio regular de qualquer escola durante o dia e queiram cursar o técnico à noite. Já o subsequente é para quem já concluiu o Ensino Médio e pretende se profissionalizar como técnico. Os cursos de Enfermagem e Segurança do Trabalho são oferecidos apenas para quem já concluiu o Ensino Médio e tenha 18 anos completos até o início das aulas. Ambos têm duração de um ano e meio e acontecem se segunda a sexta-feira à noite.

2018 já se aproxima e a FIEB está se preparando para apresentar muitas novidades na próxima edição da Expotec que já está confirmada.