Ex-alunas FIEB – ITB descrevem experiência em congresso italiano
17/04/2018 - 13h02

Grupo de Enfermagem apresentou trabalho sobre resíduos sólidos e teve a oportunidade de conhecer funcionamento de Hospitais e Universidades

20180417_incontro_site

 “Uma experiência inesquecível”. Assim relata um grupo de ex-alunas de Enfermagem da FIEB-ITB sobre a participação no Congresso Internacional “Incontro Romano” ocorrido poucas semanas atrás. O trabalho elaborado por Daniela Aparecida Rosendo de Souza, Daniela de Fátima Diniz, Edna Maria da Cruz, Fernanda Macedo Roldão, Geisa Sacramento Baú e Micaela de Araújo Saraiva, com a coordenação da professora Olívia Beloto da Silva, teve como título: “Criatividade e arte: a poesia que ensina sobre os resíduos sólidos de saúde”. 

O estudo foi apresentado em inglês em solo europeu em 29 de março por quatro das seis alunas que puderam estar presentes. “Elas treinaram e representaram muito bem nossa escola. Eu fiquei muito orgulhosa. Acredito que essa experiência acrescentará muito na vida profissional e pessoal não somente das meninas, mas também na minha”, comenta a professora Olívia. O congresso durou de 25 de março a 1º de abril e ofereceu uma semana repleta de cursos, palestras e eventos culturais. O encerramento contemplou a missa Pascoal com o Papa Francisco.

“Agradeço a oportunidade de participar desse momento único em ter seu trabalho apresentado internacionalmente. Esta experiência ficará para sempre em meu coração, em minhas lembranças e, no meu curriculum, claro. Nesta semana pudemos agregar mais conhecimentos, arte, cultura e política, complementando nossa formação”, explica Daniela Rosendo sobre o período de aprendizado. 

A experiência internacional foi a oportunidade também para que o grupo pudesse como funciona o setor de saúde. Elas visitaram universidades e hospitais para que pudessem aplicar o conhecimento em suas respectivas atividades profissionais. Geisa, por exemplo, destaca a empolgação do grupo para apresentação do projeto, lembrando que foi elaborado no primeiro semestre do ano passado. “Achei muito importante, interessante o objetivo do encontro. Apesar de ficar muito nervosa no momento da apresentação, fiquei contente pois nosso trabalho foi bastante elogiado. Não foi fácil para mim, mas fui. Gostei, aprendi, conheci, me emocionei bastante e também me diverti. Sou imensamente grata à Deus por tornar mais um sonho possível para mim”, declarou. 

Assim como a colega, Edna frisa que foi uma semana de aprendizado de arte e cultura e revela que sempre sonhou com uma viagem internacional. “Nunca imaginei participar de um congresso. Fiquei muito feliz com a convocação do nosso trabalho”, reforça. Por fim, Daniela de Fátima declarou que a apresentação ajudou a agregar e divulgar o projeto do grupo. “Com toda certeza é algo surreal, os dias em Roma foram ótimos, agregamos muito conhecimento em todos os lugares que estivemos”, finaliza. 

Sobre o Curso Técnico de Enfermagem

O curso habilita o profissional a realizar curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais. Auxilia a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no processo saúde-doença. Prepara o paciente para os procedimentos de saúde. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos e gravemente enfermo. Aplica as normas de biossegurança.

Com carga horária de 1.250 horas (3 módulos semestrais), as inscrições para o segundo semestre de 2018 já estão abertas por meio do site: vestibulinho.fieb.edu.br.