Evento promovido pela FIEB-ITB Mutinga alerta para a exploração contra a mulher
14/11/2017 - 08h20

Realizado no sábado, 11, evento contou com palestras, debates, exposições e apresentações culturais a respeito do tema. Materiais foram elaborados pelos próprios alunos da unidade

Alunos da unidade Mutinga da FIEB-ITB ajudaram a promover a primeira edição do projeto “Do silenciamento ao enfrentamento: Mulheres em Movimento” no último sábado, 11 de novembro. O evento foi aberto à população e ofereceu uma oportunidade ao visitante de conferir materiais que abordaram diversos aspectos contra a exploração da mulher, todos elaborados pelos próprios estudantes.

Na ocasião, foram promovidos seminários, palestras, debates, rodas de conversa, além de apresentação de campanhas publicitárias e minidocumentários. Os participantes tiveram a chance de conferir também exposições de fotografias, ilustrações, maquetes e até mesmo performances musicais e de danças.

As palestras disponibilizadas ofereceram conhecimento técnico em setores como economia doméstica, campanhas publicitárias de combate à violência. Já entre os minidocumentários, o primeiro abordou o protagonismo da mulher indígena na Aldeia Pico do Jaraguá e outro questionava os atuais padrões de beleza e bullying.

De acordo com os organizadores, são diversos objetivos a serem alcançados, entre eles, a reflexão sobre as várias formas de violências cometidas contra as mulheres, seja de gênero, doméstica, psicológica, financeira, sexual, física e institucional. As salas de aulas, corredores e quadras foram os espaços utilizados para as apresentações.