Estudos do Meio origina exposição no ITB Mutinga
12/07/2017 - 12h37

Estudos do meio é uma ferramenta metodológica auxiliar no cotidiano pedagógico, que possibilita uma experiência que agrega vida à teoria estudada em sala de aula

Não importa a idade, todos gostam de passear. E não há melhor meio de prender a atenção dos alunos do que levá-los para passeios educativos. Partindo desse princípio alunos do curso técnico de Design, Publicidade e Administração do ITB Professor Hercules Alves de Oliveira (Jd. Mutinga) participaram de um estudo de meio no final do mês de maio em Santos, e, em Paranapiacaba no início do mês de julho, ocasiões em que realizaram uma exposição aberta ao público para demonstrar todo o conhecimento adquirido na saída pedagógica.

Para a cidade de Santos foram os alunos dos 2º e 3º anos dos mencionados cursos, com o objetivo de estudar a importância do café para o desenvolvimento econômico, político e social do Brasil e, em especial, do Estado de São Paulo. Localizada no litoral sul do Estado de São Paulo, foi vista por um novo ângulo pelos alunos que participaram do estudo do meio que levou a diversos pontos históricos do município.

Já, em Paranapiacaba, foi a vez dos alunos dos 1º anos, dando prioridade na formação de cidadãos críticos e conscientes nas questões de preservação do patrimônio histórico e do meio ambiente. A Vila Ferroviária de Paranapiacaba situada no município de Santo André, em São Paulo, possuindo um importante Patrimônio Natural, Histórico e Urbanístico, reconhecido pelos órgãos de preservação, surgiu devido a ocupação inglesa na Serra do Mar para construção da estrada de ferro. A Vila de Paranapiacaba está dentro do conceito de “Museu a Céu Aberto” perfeita para o estudo de campo, onde o aluno pode vivenciar na prática os conceitos formados em sala de aula, possibilitando unir várias disciplinas em um só projeto educacional, podendo este ser adaptado de acordo com as necessidades dos educadores e instituições de ensino.

Para a exposição, os alunos esbanjaram criatividade, as salas de aulas foram decoradas de acordo com a temática e através de banners, pôsteres, maquetes e painéis fotográficos, utilizando a diretriz de “Salas Ambientes”, que consiste em cada disciplina, ou grupo de disciplinas, possuir sua própria sala didática e assim foi possível contar um pouco da história dessas cidades tão importantes para o Estado de São Paulo.