Elias Silvério, ex-UFC, conversa com alunos da FIEB
20/04/2017 - 16h44

Atencioso, o atleta contou sua história, falou sobre as artes marciais, sua passagem pelo UFC e ensinou golpes e movimentos de luta aos alunos presentes

Alunos da 2ª série do Ensino Médio da EEFMT Profª. Maria Theodora Pedreira de Freitas, mantida pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB), receberam uma visita muito especial: o lutador de MMA (Artes Marciais Mistas, em português), Elias Silvério.

O atleta, que já lutou no Ultimate Fighting Championship (UFC), veio conversar com os estudantes no dia 12 de abril a convite do professor de Educação Física Edgar Mendes Soares, que está abordando o tema lutas em suas aulas.

Silvério foi muito atencioso e simpático com os alunos. Contou sua história de vida, como iniciou no universo das lutas e chegou no MMA, as dificuldades que enfrentou, sua participação no UFC etc. Além disso, demonstrou, junto com os membros de sua equipe Team Silvério, composta pelo professor Nelson Pio Botelho Junior (o Nico) e o atleta Guilherme Campos, os principais golpes e movimentos, as diferenças entre algumas artes marciais etc.

“Pra mim o esporte é tudo. Não sou de balada, não uso drogas, sou totalmente contra, e devo isso ao esporte”, afirmou.

Segundo informou, tem o costume de ir a escolas e também outras instituições, como casas de detenção e projetos sociais, para falar com os jovens. “É importante porque as vezes eles têm o pensamento de um jeito e não é. As artes marciais têm uma história, um fundamento, têm todo um processo de treinamento, de vivência daquilo e não é tão simples. Não é só pancadaria, tem uma história e é bem bacana porque no final das contas eles saem surpresos e motivados”, diz o lutador.

Ele, que treina desde os 12 anos, também falou sobre a diferença de treinar por esporte e para ser um atleta de alto rendimento. Representante de Pirapora do Bom Jesus, está na categoria meio médio e é convidado a lutar no Brasil e no exterior. Também dá aulas em sua academia, a Desafio, em Osasco, e atua como personal trainer, além de se dedicar ao Projeto Social Team Silvério, idealizado e mantido por ele.

O projeto, alocado em Pirapora do Bom Jesus, cidade natal de Silvério, oferece diversas modalidades esportivas a crianças gratuitamente.

Unindo teoria à experiência

O convite para vir à FIEB partiu do professor Edgar, que conhece Silvério há anos. “A gente marcou esse encontro pra ter uma conversa sobre as lutas. Ele, que é um atleta profissional dessa área, ex-lutador do UFC, pode mostrar algumas coisas e falar também da sua história como lutador, de alguns conceitos que ele julgasse necessário, além da possibilidade de interação dos alunos com ele, as perguntas que podiam ser desencadeadas nesse encontro”, explica Edgar.

Ciente de que a presença de um lutador profissional enriqueceria ainda mais a aula, o professor pretende unir a teoria à experiência do atleta, abordando o significado, a origem dos golpes etc. “Ouvir um atleta legítimo daquela luta é muito mais significativo, então vamos fazer algumas reflexões sobre isso, algumas problematizações durante a aula e isso vai ampliar mais os conhecimentos dos alunos em relação ao praticante da luta. Aqui a gente tem a visão por cima, mas saber como é para um atleta, o que ele faz, o treinamento dele é valioso para aprofundar os conhecimentos que os alunos tiveram sobre as lutas”, ressaltou o professor.

Ao final da visita, os alunos puderam participar de uma aula prática com Elias Silvério e sua equipe, na qual vestiram luvas de luta e praticaram alguns movimentos. Eles também puderam fazer perguntas, que foram atenciosamente respondidas por Silvério.