Curso Pré-Vestibular gratuito da FIEB aprova mais a cada ano
05/05/2017 - 16h43

Não é segredo para ninguém que na corrida por uma vaga em universidades públicas, sai na frente quem cursou escolas particulares desde sempre ou frequentou pelo menos um bom cursinho preparatório. Só que esses custam bem caro. Quem não tem condições de bancar nem um nem outro, acaba ficando por conta própria e, infelizmente, em desvantagem.

Diante desse cenário, cursinhos gratuitos possuem um papel importante, pois atendem a essa camada da sociedade e realizam um bom trabalho. O problema é que eles ainda são poucos.

Uma ótima opção para a população da região oeste de São Paulo fica em Barueri. O Curso Pré-Vestibular (CPV) da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) é totalmente gratuito e a cada ano contabiliza mais aprovações nas melhores universidades do Brasil, tornando possível o sonho de muitos jovens e até adultos.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica do CPV, Profª. Cristiane Câmara, “a proposta de um cursinho gratuito vem ao encontro com o anseio dos jovens que têm uma situação financeira difícil e que acalentam o sonho de ingressar numa universidade pública. Muitos são desencorajados, devido à grande concorrência, mas com muito esforço e determinação persistem e alcançam o grande objetivo de suas vidas”.

Resultados mais que positivos

Só no início de 2017, pelo menos 98 alunos do CPV da FIEB viram seus nomes nas listas de aprovações. Dentre esses, mais de 80 conquistaram pelo menos uma vaga em universidades públicas ou bolsas integrais ou parciais em faculdades particulares através do Programa Universidade para Todos (ProUni), voltado a quem presta o Enem.

Na realidade, esse número é ainda maior, mas como a escola depende do retorno dos estudantes quanto as aprovações, a contagem fica comprometida. De qualquer forma, o orgulho e sentimento de satisfação dos professores e da equipe do CPV da FIEB cresce mais a cada semestre.

“Nestes anos de CPV pude acompanhar a realização do sonho desses jovens guerreiros que lutam contra o cansaço, as poucas horas de sono e as diversas atividades que eles têm que dar conta no seu dia-a-dia. Muitos ainda cursam o terceiro ano do ensino médio e têm que dar conta de todas as atividades”, descreve a Coordenadora do Curso, Profª. Cristiane Câmara.

Um dos exemplos mais atuais é o ex-aluno Vinícius Alves de Lima, aprovado em Engenharia Civil - o curso dos seus sonhos - na UNICAMP, na UNESP, na UFPR e no Mackenzie com bolsa de 100% por meio do Prouni.

Vinícius, que optou pela UNICAMP, é enfático ao dizer que sem o Curso da Fieb não teria conseguido. “O CPV ajudou me dando direcionamento, demonstrando o que eu deveria estudar. E se vocês fizerem amizade com os professores, vão querer mais ainda passar no vestibular, no intuito de divulgar o cursinho, mostrar que ele realmente é bom, e que não existe necessidade de gastar fortunas com cursinhos particulares”, aconselha.

O CPV da FIEB, além de gratuito, apresenta diferenciais que contam muito a seu favor, como orientação profissional e de estudos; alimentação gratuita – durante a semana (jantar e café) e aos sábados (café da manhã, almoço e café da tarde); plantão de dúvidas; corpo docente altamente qualificado com especialistas, mestres e doutores; estrutura com biblioteca e laboratórios; aulões com temas da atualidade e sobre os livros da lista da Fuvest e Unicamp; palestra com especialista em Redação, dentre outros.

Conforme acrescenta a Coordenadora Cristiane, o aluno ainda recebe uma cuidadosa preparação para a escolha profissional, estratégia para os estudos e orientação para o mundo do trabalho, à medida em que vai conhecendo cada carreira acessa as diversas possibilidades que cada uma oferece. 

Vagas para o 2º semestre de 2017: inscrições abertas

O Curso Pré-Vestibular da FIEB fica em Alphaville, na Av. Andrômeda, 500, e o Vestibulinho que seleciona alunos para o início deste segundo semestre está com inscrições abertas até as 16h do dia 24/05. Os interessados devem acessar o site www.vestibulinho.fieb.edu.br para conhecer todas as informações e realizar a inscrição. Há opção de cursar durante a semana, à noite, ou aos sábados, durante o dia. Mais informações: (11) 2078 7815.