Criação de “Space Invaders” é desafio de workshop na unidade Imperial
12/06/2018 - 12h02

Atividade é parte do projeto Franzininho, que propõe a criação de um computador de baixo custo e tamanho reduzido

20180612_space_site

Considerado um clássico das mais variadas plataformas de videogame, o jogo “Space Invaders” foi o foco do workshop realizado na unidade Parque Imperial da FIEB. A atividade apresentada aos alunos de Manutenção e Suporte Informática na sexta-feira (8), foi parte do projeto da placa Franzininho, que consiste na criação de um computador de tamanho reduzido, baixo custo e open hardware. Foi a oportunidade também para que o palestrante, o professor Dr. Francisco Isidro, da Universidade Federal do ABC, mostrasse que é possível a criação de jogos utilizando esse tipo de material.

Em pouco mais de uma hora, Isidro apresentou todos os processos iniciais de montagem do jogo, desde a criação das camadas, das movimentações e de todos os elementos, como naves espaciais, tiros e placar. No bate-papo, o professor aconselhou os estudantes a começarem no básico quando se trata do desenvolvimento de games. “O grande problema de um jogo é que queremos fazer um God of War, aí vocês veem que desenhar e fazer animação e colocar um jogo em prática é difícil. Tem o caso do Space Invaders que é um clássico. É legal porque você começa e termina e dá para concluir e mostrar às pessoas e poder melhorar”, comentou ao fazer referência do título da Sony.

No dia, os participantes receberam seus kits com a placa Franzininho e todos os componentes para que assim, iniciem seus projetos. O workshop também foi oferecido aos alunos da unidade do Jardim Belval em 4 de junho. O resultado dos trabalhos poderá ser conferido pelo público na ExpoTEC, a feira de profissões da FIEB.