Coordenadoria da Juventude leva palestra motivacional para jovens dos ITBs
09/03/2017 - 17h11

Iniciativa tem como objetivo inspirar os jovens a fazerem a diferença

Na última quarta-feira, dia 8, alunos do ITB do bairro Imperial participaram de uma atividade diferenciada. Os estudantes do 1º ano, com idades entre 14 e 16 anos, foram convidados a assistirem a palestra "Inspire Alguém Hoje", ministrada por Douglas Camargo e idealizada pelo Movimento SCJ.

Entre brincadeiras e músicas, a atividade começou em clima de descontração. Douglas envolveu a todos com sua energia e dinamismo e, durante a palestra, o tom da conversa foi ficando mais sério.

Assuntos como bullying e suicídio foram abordados, enquanto a postura dos alunos mudava e ficava mais reflexiva, objetivo principal de Marcelo Fusco, Coordenador da Juventude, que, em conversa, falou sobre a implantação do projeto: "Sendo professor, eu percebi a necessidade de instaurar um projeto deste porte dentro das escolas. Às vezes eu entrava na sala de aula e sentia que só faltava o aluno gritar por ajuda. A palestra tem uma abordagem simples, mas o impacto sobre eles é muito grande."

Inspire Alguém Hoje

Para Camargo, é importante que o jovem seja incentivado a entender suas responsabilidades sociais, que suas atitudes afetam as pessoas ao seu redor e que ele pode buscar uma mudança em sua vida e fazer a diferença quando desejar. “Inspirar alguém é despertar o desejo na pessoa. Você estimula um pensamento novo, mas sem impor. ”

O momento de maior impacto na palestra é quando Douglas pede para que eles repitam a frase “eu não sou o futuro.”. Neste momento os alunos hesitam e um burburinho começa. Douglas continua dizendo que eles são, em realidade, o presente. Questionado sobre o choque causado nos jovens quando ouvem a frase, Camargo explica: “O ‘hoje’ tem um sentido de urgência. Não temos amanhã. Hoje é uma grande oportunidade de construir algo. Quando eu digo que eles não são o futuro, tem um confronto, mas é para fazê-los refletir. ”

Uma coisa é certa: a mensagem atingiu seu objetivo e os jovens ficaram bastante impressionados. Após o término, muitos deles procuraram o palestrante para agradecer e abraçá-lo. “Estou me sentindo melhor depois da palestra. Acho que eles deveriam fazer isso em mais escolas. Eu estudei em uma escola onde muitos alunos sofriam bullying. Eu sempre via alguém chorando”, relatou Júlia Cavalcante, de 14 anos.

Sobre o projeto

O Inspire Alguém Hoje surgiu de uma necessidade de se comunicar com o jovem que, na sociedade atual, tem enfrentado muitos problemas como desequilíbrio emocional, violência, depressão, mutilação, bullying e, o mais preocupante, suicídio. De acordo com a visão de seus idealizadores, a inspiração é uma das formas de fazê-los enxergar que são capazes de provocar mudanças e escolher seu próprio caminho e, com otimismo, transformar uma geração.