Coordenadora da UFOP visita UAB Barueri e ministra aula inaugural de novo curso
02/06/2017 - 11h34

Convidada conheceu o polo, a equipe da gestão da FIEB e realizou um lançamento simbólico de seu novo livro

Há cerca de um mês a Universidade Aberta do Brasil (UAB) – polo Barueri deu início às aulas do curso de Especialização em Práticas Pedagógicas, oferecido pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O curso, que acontece à distância, teve seu primeiro encontro presencial no dia 25 de maio e contou com a visita ilustre da Profª. Drª. Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende, coordenadora da especialização.

Na ocasião, Márcia ministrou uma aula inaugural, mas antes aproveitou para conhecer as instalações do polo e a equipe de gestão da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB), mantenedora da UAB Barueri. Ela também realizou um lançamento simbólico de seu novo livro: “Mediação tecnológica e formação docente”, escrito em parceria com Hércules Tolêdo Corrêa.

“Fico tão feliz em ver professores trabalhando em lugares tão bonitos como esse aqui”, afirmou a convidada, que elogiou bastante a infraestrutura local.

Pensando a educação

Sua visita foi toda guiada pelo Coordenador do Ensino Superior da FIEB, Prof. Edson César Stivalli, que a conduziu até o gabinete, onde conheceu o Superintendente da FIEB, Luiz Antonio Ribeiro, o Chefe de Gabinete, Roger Navarro, a Diretora de Desenvolvimento Educacional e Institucional, Hely Zavattaro, e a Diretora de Gestão das Unidades de Ensino, Cláudia Zanelato.

A conversa rendeu bastante e deixou gosto de quero mais. Juntos, discutiram questões educacionais e metodológicas, áreas da educação que precisam de atenção, neurociência, formação de professores etc. “Sou professor há 30 anos e estou apaixonado pelo que estou ouvindo”, afirmou Dr. Luiz durante a conversa com relação a tudo que estava sendo abordado.

Márcia encantou a todos ao contar sobre suas experiências educativas e estudos realizados junto a escolas inovadoras. “Eu escolhi pesquisar a minha prática. Faço da minha aula um espaço de ensino e depois transformo em um espaço de pesquisa”, declara.

Para o Superintendente, a presença da professora fomentou ainda mais o desejo de repensar a educação dentro da Fundação, inovando, ampliando e redemocratizando o espaço escolar. “Nós temos nas mãos uma grande oportunidade de transformar a FIEB e fazer dela uma referência no ensino no Brasil”, diz.

Para o Coordenador Edson, receber a professora da UFOP é uma grande honra, já que toda parceria envolvendo ela e a UFOP são extremamente enriquecedoras tanto para a UAB quanto para a FIEB. “A Márcia tem muito para nos ensinar, o trabalho dela é primoroso e a presença dela sempre nos inspira a ir além”, elogia Edson.