Confirmados os convidados para II Simpósio FIEB de Educação
10/04/2018 - 10h07

Evento está confirmado para os dias 11 e 12 de maio na Câmara Municipal de Barueri e abordará o tema “Educação e Políticas Públicas: perspectivas para o futuro”

20180410_simposio_site


Ao se firmar como um dos principais eventos promovidos pela FIEB, o Simpósio de Educação chega a sua segunda edição entre os dias 11 (sexta) e 12 (sábado) de maio e assegura a presença de profissionais renomados do setor. Para este ano, o tema selecionado foi “Educação e Políticas Públicas: perspectivas para o futuro”, assunto esse que será foco da Mesa Redonda marcada para às 14h no sábado. Essa atividade conta com participação dos professores Marilene Proença, diretora do Departamento de Psicologia Escolar da USP e Rogerio Almeida, do Departamento de Educação da mesma universidade. A mediação fica a cargo de João Eduardo Coin (UNIP – USP). 

Para debater sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais, a FIEB convidou a Secretária Executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães. A palestra está marcada para dia 12 às 11h. Para o mesmo dia estão marcadas as apresentações com Cláudia Siqueira, diretora do Instituto Sidarta abordando “Prática Pedagógica:Como Materializar Políticas para Infância na Educação” às 9h. Também será aberto espaço para discussão sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir das 13h com os professores Celso Goyos e Giovana Escobal, especialistas na área da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

No período da tarde também estão programadas outras duas palestras. A partir das 15h25, o tema “Mediação Familiar e Adolescência” será abordado pela psicóloga especialista da RIMI – UNIP Reginandréa Gomes Vicente. Já às 16h, os interessados sobre os compromissos da educação pública na promoção do desenvolvimento humano poderão conferir as observações da pesquisadora de pós-graduação da PUC – Campinas Vera Lucia Trevisan De Souza destacar a reflexão sobre os desafios e as políticas necessárias à sua efetivação. 

A primeira Mesa Redonda marcada para o sábado vai abranger a atuação pública nos principais dilemas da infância. Confirmada para às 9h30, terá como palestrantes o juiz de Direito da 2ª Vara Criminal da infância e Juventude da Comarca de Barueri/SP, Fábio Calheiros do Nascimento e da médica especialista em infância e adolescência em situação de vulnerabilidade social, Presciliana Giovana Guerra Mitrano. 

A abertura em 11 de maio será marcada pela conferência sobre implementação de política pública na infância com o diretor-executivo da Fundação Maria Cecília Eduardo Campos Queiroz. A ocasião também contará com o lançamento da Revista RETA – FIEB.

Sobre o II Simpósio
A segunda edição do Simpósio de Educação da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) será realizada na Câmara Municipal. Para este ano a temática escolhida foi “Educação e Políticas Públicas: perspectivas para o futuro”. As atividades do dia de abertura estão marcadas para ocorrer a partir das 19h. Já para o dia 12, os trabalhos começam às 8h e devem se estender até 17h.  A inscrição para o evento é gratuita, porém, será limitado a 350 vagas. O Simpósio terá à disposição conferências, palestras e mesas redondas que abordarão diversas áreas do conhecimento, além de conceitos, abordagens e metodologias aplicadas às políticas públicas que subsidiam a educação brasileira contemporânea. 

Primeira Edição
A primeira edição do Simpósio FIEB de Educação ocorreu em 16 de setembro do ano passado no Centro de Eventos de Barueri. Na oportunidade foi debatida o tema “Perspectivas do Novo Ensino Médio”, reunindo pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação, interessados nos estudos e discussões sobre a relação educação e comunicação e as consequências no processo de mudança no ensino.

Informações
Tema: Educação e Políticas Públicas: perspectivas para o futuro
Local: Câmara Municipal de Barueri
Endereço: Alameda Wagih Salles Nemer, 200 – Centro, Barueri/SP
Horários: 11/05/2018 (das 19h às 22h) e 12/05/2018 (das 8h às 17h)
Evento gratuito limitado a 350 vagas

 Inscrições em: simposio.fieb.edu.br

Cronograma

 cronograma2simposiofieb2