Com música, professor traz leveza às aulas de matemática
08/08/2017 - 14h03

Prática pedagógica diferenciada tem conquistado os alunos da FIEB Maria Theodora

Conseguir manter a atenção em todas as fórmulas e números das aulas de matemática poderia ser difícil, mas com a ajuda do professor Luís Antônio do Amaral tudo parece mais prático. O docente que leciona há quase duas décadas, utiliza música com participação dos alunos para ensinar e tornar o aprendizado dos cálculos mais divertido.

“Quadrado do primeiro termo mais, duas vezes o primeiro e segundo, mais quadrado do segundo termo” - a descrição de uma fórmula de aritmética virou letra de música pelo professor e é cantada inúmeras vezes pelos alunos do 8°ano da FIEB Maria Theodora, durante a aula.

O objetivo é tornar o aprendizado dinâmico e fazer com que os alunos decorem com facilidade fórmulas importantes para o momento da prova. “Todo mundo já tem a ideia fixa de que matemática é difícil, já existe uma fama de ser uma das disciplinas menos querida dos estudantes e a música quebra esse preconceito e atrai a atenção de todos”, afirma Luís.

Educação e arte caminham juntas e unir as duas para ensinar Fórmula de Bhaskara, Produtos Notáveis, Teoremas, Equações e tudo que envolve o universo da matemática tem contribuído para repensar a metodologia e as maneiras mais eficazes de manter a atenção dos estudantes. “Com a música eu aprendo muito mais rápido e tenho facilidade de fazer os exercícios, tenho as fórmulas todas memorizadas”, comemora a aluna Ana Luiza Paiva Barreto.