Clássicos da literatura serão encenados na FIEB
02/04/2018 - 12h41

Apresentações de “Dom Quixote” e “O Pequeno Príncipe” serão destinadas exclusivamente a estudantes do Ensino Fundamental II da unidade Maria Theodora. As obras são utilizadas como exercícios em sala de aula.

20180402_pecas_site

Está confirmada para próxima semana a exibição de duas peças teatrais destinada a alunos do Ensino Fundamental II. Consideradas clássicos da literatura mundial, “Dom Quixote” e “O Pequeno Príncipe”, obras respectivamente de autoria de Miguel de Cervantes (1547-1616) e Antoine de Saint-Exupéry (1900 - 1944), serão apresentadas na quarta-feira (11), no auditório da unidade Maria Theodora da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB).

A primeira a ser exibida será “Dom Quixote”, com horário marcado para 9h30. A encenação será focada para turmas dos sétimos e oitavos anos. Já no período da tarde é a vez de “O Pequeno Príncipe” ser encenada a partir das 13h30. Essa peça é realizada exclusivamente para estudantes do sexto ano da escola. 

A adaptação ficou a cargo da Companhia de Teatro Letra Jovem, que soma 25 anos de estrada, em especial, com adaptações de obras literárias. A direção fica por conta de Jefferson Brito, que também atua nas peças. A adequação foi feita pela atriz Andréia Bertanha. A missão do grupo, é aproximar o aluno da leitura, fazendo com que os mesmos, tenham curiosidade pela obra, estimulando o interesse dos estudantes pelos textos originais. 

Coordenadora pedagógica do Fundamental II, Mônica de Melo Martins explica que a proposta de apresentar as obras literárias no formato de peças teatrais foi iniciativa da área de linguagens, códigos e tecnologias. “As peças estão relacionadas aos livros paradidáticos que os alunos terão que ler nas matérias de língua portuguesa (LIPO) e técnicas de redação (TR) ”, acrescenta. Em sala, os professores irão trabalhar a adaptação, o texto, a história, os personagens, entre os demais aspectos. 

Em paralelo, “Dom Quixote” também está sendo adotado nas aulas de Espanhol com os oitavos anos.