Alunos da UAB Barueri participam de seminário em Ouro Preto
02/06/2017 - 09h55

Encontro teve duração de dois dias e propôs repensar valores e a postura profissional na educação

Cerca de 22 alunos do curso de Especialização em Práticas Pedagógicas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – polo Barueri participaram do 1º Seminário Práticas Pedagógicas: desafios e possibilidades na formação docente, que aconteceu em Ouro Preto (MG). Tanto a especialização quanto o seminário são ofertados pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O encontro aconteceu nos dias 19 e 20 de maio e se resume como um convite para repensar valores e a postura profissional. Seu objetivo principal foi o de “garantir a qualificação dos professores em exercício no magistério com vistas à consolidação e ampliação de seus conhecimentos à renovação pedagógica”.

Voltado a profissionais que atuam na rede de educação básica pública de todo o país, o curso contou com programação cultural, conferência de abertura, mesas redondas com a participação de pesquisadores convidados, oficinas ministradas por especialistas da área e lançamentos de livros.

“O Seminário foi excelente e ampliou minha convicção de que podemos avançar muito em nossas práticas cotidianas de sala de aula.

O encontro foi enriquecedor para a ampliação de horizontes, pois a troca de experiências entre profissionais educadores de vários níveis de ensino e distantes regiões do nosso país faz perceber que apesar de tantas diferenças, nossas mazelas são muito semelhantes e que suas soluções se encontram em ações que envolvem a participação da comunidade escolar nos projetos que propomos”, comenta a professora Sandra Beline, da FIEB, aluna da UAB.

Segundo Sandra, o encontro trouxe a certeza de que os professores e demais profissionais que atuam na educação precisam estar cada vez mais conectados, física e virtualmente, trocando informações e experiências. “Precisamos criar laços que nos tornem mais fortes para tingirmos o grau de excelência que as nossas crianças e jovens merecem. Só assim a nossa contribuição para um Brasil mais digno para todos, de fato, poderá acontecer”, afirma a professora.

Professores da FIEB sempre presentes

A ida dos alunos da UAB Barueri a esse Seminário significou muito para a equipe de gestão da FIEB, pois, além de demonstrar o comprometimento deles com o curso, muitos de seus membros são professores das escolas da Fundação e todo aprimoramento é bem-vindo.

“Os cursos da UAB são gratuitos e oferecidos por grandes universidades, tirar bom proveito deles significa, dentre outras coisas, fazer valer os investimentos governamentais na formação das pessoas. Nós ficamos orgulhosos quando vemos turmas grandes, que dão continuidade à formação e se comprometem, especialmente quando temos professores nossos nesse meio. Nosso projeto é reinventar a FIEB, é fazê-la melhor, e precisamos muito de profissionais atualizados e bem preparados nessa missão”, declara o Superintendente da FIEB, Luiz Antonio Ribeiro.