Alunos e professores recebem homenagens por participação em competições
04/12/2017 - 13h04

No total, foram seis disputas mencionadas, incluindo Olimpíadas nacionais, além de eventos produzidos pela FIEB

No decorrer do ano letivo, alunos da unidade Maria Theodora da Fundação Instituto de Educação de Barueri (FIEB) estavam presentes em algumas das principais competições estudantis nacionais. Em reconhecimento aos desempenhos e participações nesses eventos, a unidade promoveu na manhã de segunda-feira, 04 de dezembro, uma premiação para esses alunos e professores. No total, foram emitidos 48 medalhas e 11 certificados para estudantes e docentes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental. Entre as disputas mencionadas estava a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que rendeu 23 medalhas para alunos FIEB - ITB. A unidade Maria Theodora faturou nove dessas medalhas. O resultado final da competição foi apresentado em novembro. A OBMEP integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, com patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação.

Também foram homenageados os participantes da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A iniciativa é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio em todo território nacional. O principal objetivo da competição é fomentar o interesse dos jovens pelo tema e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.

Coordenada há 12 anos pela Associação Nacional de Biossegurança, a Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) também contou com participação de alunos da FIEB. A partir deste ano, a competição teve como seu principal organizador o Instituto Butantan. Estudantes que estiveram no páreo da 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) também foram lembrados. A OBF é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) cujo objetivo é aproximar a universidade do Ensino Médio e identificar os talentos na área preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

As premiações também lembraram de eventos produzidos pela própria fundação, como o caso da Olimpíada de Química da FIEB, realizada pela primeira vez, além da Feira Cultural de Turismo Sustentável, ocorrida entre 20 e 21 de outubro na unidade Maria Theodora.