Alunos do ITB Viana visitam Feira do Empreendedor 2017
01/03/2017 - 14h56

Maior evento de empreendedorismo do mundo, Feira é de extrema importância para estudantes de cursos de gestão e afins

A 6ª edição da Feira do Empreendedor, realizada pelo SEBRAE-SP, aconteceu de 18 a 21 de fevereiro deste ano e os alunos dos cursos de Contabilidade e Serviços Públicos do ITB Prof. Antonio Arantes Filho, do Pq. Viana, mantido pela Fieb, foram conferir de perto as novidades.

Maior evento de empreendedorismo do mundo, a Feira é de extrema importância para estudantes de cursos de gestão e afins, pois traz capacitações, palestras, seminários, além de expositores, lojas modelo, instituições de crédito e serviços de consultoria e diagnóstico empresarial: um prato cheio para quem pretende entender e atuar no universo empresarial.

Participaram da saída pedagógica, que aconteceu no dia 21, cerca de 80 alunos, sendo parte do 1º ano do curso técnico em Contabilidade e parte do 3º ano do técnico em Serviços Públicos.

De acordo com Fernando Monteiro, coordenador do curso de Contabilidade, a atividade foi muito proveitosa porque possibilitou aos alunos linkar a teoria com a prática. “Sempre agrega valor à matéria dada. Tudo o que tem lá sempre vai estar voltado a uma área específica dentro do curso”, explica.

Vendo acontecer

Lá, os estudantes puderam participar de cursos de capacitação e sanar diversas dúvidas relacionadas à abertura de novas empresas, conheceram modelos de negócios inovadores que estão a todo vapor, aprenderam como se diferenciar no mercado competitivo e obter sucesso, dentre muitas outras experiências valiosas.

No técnico de Contabilidade, por exemplo, os alunos têm aula de introdução à gestão de negócios. Esse conteúdo é o que os direciona à criação de uma empresa de verdade, que eles precisarão cumprir para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Estar na Feira fez toda a diferença para essa tarefa, pois puderam ver métodos aplicados na prática e conversar diretamente com empresários experientes.

Dentre as atrações da Feira, a equipe pedagógica do ITB destaca os cursos de capacitação, o contato com empresas inovadoras e com empreendedores de sucesso. Além disso, os alunos também visitaram o stand da Prefeitura de Barueri, que marcou presença no evento.

Recorde de público

Este ano, a Feira do Empreendedor contou com 440 expositores e bateu recorde de público: mais de 140 mil visitantes.

De acordo com um levantamento divulgado pelo SEBRAE, 50,8% dos visitantes têm intenção de abrir uma nova empresa nos próximos dois anos, enquanto 20,7% já possui um negócio formalizado. Com relação à procura, os alunos do ITB estavam entre os 57,1% que buscavam cursos, palestras e seminários, enquanto 34% queriam pesquisar sobre equipamentos, fornecedores e serviços; 8,8% buscavam ideias para abrir uma nova empresa.