Alunos do ITB Antônio Arantes fazem visita técnica em hotel de Barueri
17/04/2017 - 10h15

Conhecimento prático enriquece formação dos alunos da FIEB

Os estudantes do 1º ano do curso de Hospedagem do ITB do Pq. Viana, unidade mantida pela FIEB, tiveram uma aula diferenciada neste mês de abril. Fora das salas de aula, eles partiram para uma visita técnica ao Hotel Lummina, localizado na área comercial de Bethaville, em Barueri, a fim de estudarem na prática como funciona o dia a dia dos serviços hoteleiros.

Animados, os alunos foram muito bem recepcionados e orientados por Vanessa Queiróz, ex-aluna do ITB e hoje Supervisora de Recepção do Hotel Lummina. A visita abrangeu diversos departamentos do estabelecimento: apartamentos, governança, recepção, setor de eventos e de alimentos e bebidas foram amplamente explorados pelos olhos e ouvidos atentos dos futuros profissionais.

Como forma de enriquecer o estudo técnico nos ITBs, é praxe que os alunos que estejam passando por este processo sejam levados para conhecer um pouco da rotina profissional das empresas do ramo que estão estudando. A união da teoria com a prática potencializa a capacitação desses jovens que saem para o mercado de trabalho com uma bagagem mais completa e já sabendo o que podem esperar de suas futuras profissões.

Benefícios

“Por meio dessas visitas técnicas que ocorrem durante o curso, os alunos podem absorver o conteúdo visto em sala de aula de forma empírica e estarem mais próximos da realidade de um profissional da área de hotelaria”, expressou Edmilson de Brito, professor do curso de Hospedagem e idealizador da visita. Segundo ele, as visitas não têm apenas o Lummini como destino. Os alunos têm a oportunidade de conhecer outros hotéis, além de irem a eventos de hotelaria.

Após a visita, é solicitado aos alunos que produzam um relatório referente a visita e que conta, geralmente, como meio de avaliação. A intenção é que as saídas continuem acontecendo e, desta forma, o desenvolvimento profissional dos alunos continue progredindo.

Cursos do ITB

A FIEB atualmente conta com 6 unidades do Instituto Técnico Brasileiro – ITB – onde estão distribuídos 22 cursos profissionalizantes, incluindo o de Hospedagem. As inscrições abrem duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre, de acordo com as normas estabelecidas em edital publicado no Jornal Oficial do município e no próprio site da FIEB.