Alunos da FIEB Dagmar contam com aula especial de Química
05/12/2017 - 14h11

Projeto intitulado “Como os íons são formados? Elaboração de conceitos por alunos do ensino médio a partir de uma sequência didática”, foi elaborado por mestranda da USP

Por Maximiliano Soriani

Na última semana, alunos do 1º ano do Ensino Médio na unidade Dagmar tiveram a oportunidade de conferir uma aula especial de química. A iniciativa é parte do projeto intitulado “Como os íons são formados? Elaboração de conceitos por alunos do ensino médio a partir de uma sequência didática”, elaborado pela mestranda em Ensino de Química da USP, Lara Vieira Leite. A aula foi ministrada pela professora Débora Naomi Simoda na manhã de quarta-feira, 29 de novembro.

A sequência didática foi totalmente desenvolvida pela mestranda. Ela frisa que o objetivo do projeto é “verificar a potencialidade de uma sequência de ensino sobre o conceito de íons que utiliza como estratégia didática a aprendizagem colaborativa”. Ela acredita que o entendimento do conceito de íon pode levar os alunos à melhor compreensão de fenômenos cotidianos. Lara salienta também que se faz necessário reconhecer as dificuldades relacionadas a este tema, inclusive referentes à estrutura atômica e identificar as ideias dos alunos que se distanciam dos conceitos científicos. “Tendo em vista elaborar um plano de ação visando a melhoria da aprendizagem desse conceito”, completa.

Após a aula especial, a mestranda destacou a oportunidade de aplicar seu projeto na unidade Dagmar e falou sobre a experiência. “Penso que a sequência didática aplicada na escola para ensinar o conteúdo de íons foi importante no sentido de promover a interação entre os alunos e também o contato com recursos como a experimentação e o desenvolvimento de modelos. Assim, os alunos puderam elaborar hipóteses e interagir com os colegas, construindo o conhecimento de forma coletiva”, especificou.